Blog do Neto

Arquivo : setembro 2014

Felipão de volta à boa fase?!?
Comentários Comente

Neto

Felipão acertou o time do grêmio nesse Brasileirão

Luiz Felipe Scolari acertou o time do Grêmio nesse Brasileirão

Nada como um dia após o outro, hein? O tempo faz as pessoas esqueceram de qualquer coisa. Um exemplo clássico disso tem sido o técnico Luiz Felipe Scolari. Até outro dia era tido como o grande vilão da maior humilhação da Seleção Brasileira na história das Copas. Afinal quem não se lembra daquele fatídico placar de 7 a 1 para a Alemanha nas semifinais do Mundial? Pois é, bastou um pouco de trabalho no Grêmio para voltar a ter prestígio no cenário nacional. A verdade é que graças ao trabalho dele o tricolor gaúcho se recuperou no Brasileirão, onde é o 5° colocado e tem a melhor defesa entre todos os 20 clubes. da elite.

Aí o leitor mais crítico vai dizer: “Tá pipocando, Neto? Até outro dia você arrebentava o Felipão!”. Nada disso. Sou apenas justo. É certo que ele melhorou muito a equipe gremista. Os resultados mostram isso. Mas nada apaga o trabalho ridículo que ele fez com o Brasil na preparação para a Copa do Mundo. E não vou questionar nem a convocação, que tinha sim algumas falhas. Para mim o maior pecado do técnico esteve nos treinamentos. Ele não deu nenhum coletivo. Nenhum trabalho mais elaborado. Era só corridinha pra lá e conversinha pra cá. Assim não se ganha o principal torneio do planeta, poxa vida!

Que o Felipão é bom profissional, isso não dá pra negar. Reinou ao lado do Luxemburgo como os dois principais técnicos do País no anos de 1990. Mas estava sim ultrapassado. Precisava se reciclar em alguns conceitos. Se isso está acontecendo no Grêmio eu não posso dizer. Mas que o time melhorou radicalmente com a chegada dele, isso melhorou. Sem ressentimentos, verdade seja dita.


Futebol paulista passa ridículo no Brasileirão
Comentários Comente

Neto

Enquanto Valdívia for a esperança do Palmeiras as coisas não vão pra frente

Enquanto Valdívia for a esperança do Palmeiras as coisas não vão pra frente

Já não é de hoje que o futebol paulista vive uma impressionante crise técnica. Para se ter uma ideia nesta temporada os clubes de São Paulo ficaram sem um representante na Libertadores depois de mais de 15 anos. Uma vergonha se levarmos em consideração os altos investimentos que fazem Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos. E pela forma como as coisas vão caminhando esse cenário tende a se repetir. O Tricolor ainda está no G-4, é verdade, mas tem uma equipe extremamente instável. Para se ter uma ideia dos últimos quatro jogos, ou seja, 12 pontos, conquistou apenas um. É brincadeira? Não é possível que a turma do Muricy sonha com o título. Ficam com essa resenha furada de quadrado mágico. Mas de mágica ali não tem nada.

E o Corinthians? Piada! A retranca do Mano Menezes segurou até onde pôde. Mas de umas rodadas pra cá a situação se complicou. Uma equipe totalmente desorganizada vem colecionando fracassos. O pior é que o treinador não sabe o que quer. Toda hora muda o time que não consegue se entrosar. A tendência é que o Timão se afaste cada vez mais do G-4. Uma vergonha para um clube com um baita poder de faturamento. Se fosse o presidente Mario Gobbi fazia todos esses caras que participaram da derrota para o Atlético/PR voltarem de Curitiba a pé. E sem direito ao jantar. Tá louco.

O Santos era esperado uma queda após a negociação do Neymar. Mas tem moleque bom de bola por lá. Não entendendo, por exemplo, como Gabriel e Geuvânio podem ficar no banco do Leandro Damião. Isso está errado! Os números provam isso. Agora colocar o cara em campo só porque gastaram dinheiro nele é assinar o atestado de incompetência. O dia que os caras na Vila se tocarem que precisam apostar nas joias do clube, as coisas vão melhorar por lá. Já o Palmeiras é difícil esperar algo melhor do que isso que está se vendo dentro de campo. A verdade, queiram os torcedores ou não, é que o elenco é fraco. Um dos piores do campeonato. A luta contra o rebaixamento vai ser constante. Acho que dá pra escapar. Mas o risco existe e não é pequeno.

Agora está evidente que essa queda de rendimento dos clubes paulistas estão muito mais associados a incompetência de quem dirige os clubes do que propriamente dos jogadores. Quer dizer, esses pés de rato são consequência de um trabalho mal feito. Como melhorar? Isso é uma resenha que teremos mais pra frente.

 


Pitacos – Flu e Galo se recuperam e Corinthians vive queda livre!
Comentários Comente

Neto

pitacosA rodada começou no sábado com o surpreendente empate entre Sport e o líder Cruzeiro. Os mineiros bem que tentaram furar a defesa pernambucana. Mas a verdade é que o Leão foi competente e não sofreu gols do melhor ataque da competição. Em contrapartida o São Paulo tentou vencer o Fluminense pra dar uma encostada lá em cima. Mas que nada! Os cariocas aplicaram um verdadeiro chocolate nos paulistas. Grandes atuações de Fred e principalmente do argentino Conca, que participou diretamente de dois dos três gols. Com o resultado o time das Laranjeiras, que muita gente dava como morto, volta à disputa do título. Elenco tem pra brigar até o fim pelo menos por uma vaga no G-4. Já na parte de baixo da tabela, no clássico do interior catarinense, empate em 1 a 1. Péssimo tanto para Criciúma quanto para a Chapecoense, já que ambos brigam contra o rebaixamento.

O domingo começou com o Corinthians perdendo para o Atlético/PR. E muito mais que perder, apresentando um futebol ridículo. Digno de risos. Começo a ter dúvidas se é o técnico Mano Menezes que retranca esse time ou se a qualidade do elenco é duvidosa. Meus Deus! É muita coisa esquisita acontecendo por ali. Um jogo não entra o Romero e entra todo mundo. No outro só entra o paraguaio. O Jadson está quase esquecido. A equipe não tem uma variação de jogada. É sempre o mesmo chuveirinho. Para! Gostaria de uma explicação pra isso tudo. Mas a queda de rendimento é radical. Como disse há algumas semanas não sei se o Timão tem fôlego pra busca essa vaga na Libertadores.

Na Fonte Nova o Bahia deu uma boa respirada na luta contra o rebaixamento ao vencer o Flamengo por 2 a 1. Já o Vitória continua lá ao perder para o Atlético/MG: 2 a 0. Os mineiros seguem firmes e fortes na quarta colocação. Quem também está por ali é o Grêmio. Bela vitória em cima do Botafogo fora de casa, com dois gols do artilheiro Barcos.

Mais tarde o Palmeiras levou um vareio do Figueirense e se consolidou como a equipe que mais perdeu no Brasileirão: 14 derrotas. Ainda assim não acredito em rebaixamento. Por incrível que pareça tem equipes piores. O Peixe fez a parte dele e bateu o Goiás com mais um gol do Geuvânio. Acho que está na hora dos caras na Vila perceberem que a solução do time está nele e no Gabriel. Chega de proteger jogador que veio a peso de ouro! Por último o Inter entrou de vez na briga pelo título. Bateu o Coxa por 4 a 2 e ficou a seis pontos do líder Cruzeiro. Sendo que na próxima rodada tem Inter x Cruzeiro. Que jogão!

Tags : pitacos


Peixe fez bem em segurar o Gabriel
Comentários Comente

Neto

Com 16 gols e apenas 18 anos, Gabriel é o artilheiro do Santos em 2014

Com apenas 18 anos, Gabriel é o artilheiro do Santos em 2014 com 16 gols

É inegável que o Santos Futebol Clube é o maior celeiro de craques do futebol brasileiro. É impressionante o que sai de moleque bom de bola do clube. Foram três gerações dos chamados ‘Meninos da Vila’ que foram bem sucedidas. Primeiro de 78, com Pita, João Paulo e Juary; depois em 2002 veio toda a turma de Diego e Robinho, e por último a galera de Neymar e Paulo Henrique Ganso. Verdade que o clube sentiu muito a ausência de seu último grande craque, que se transferiu ao Barcelona. Mas a fonte não secou.

Na Vila agora tem esse menino Gabriel Barbosa, que recentemente completou 18 anos, que é muito bom de bola. Em pouco mais de um ano e meio entre os profissionais ele já completou18 gols em 53 partidas. Uma marca que muito veterano ‘perna’ não tem por aí. Tanto à toa é o principal artilheiro do Peixe na temporada com 16 bolas nas redes adversárias. Achei que o clube fez muito bem em segurar mais essa jóia. Ele tem muito a produzir e conquistar.

Quando alguém me diz: “Calma, o jogador X não jogou bem porque está nervoso. Afinal tem apenas 17 anos!”, uso o nome de grandes jogadores da história e mais recentemente o Gabriel para provar o contrário. Quem é bom de bola rende já jovenzinho. Sem frescura. Por isso respeito a base do Santos. Forma garotos de primeira linha para o futebol mundial. Tanto no futebol como na personalidade.

A diretoria fez bem em renovar o contrato do Gabriel por mais 5 anos. Vocês vão ver o que vai chover de potência do mundo atrás dele. Isso se já não tiver chovendo, né?


Bola aérea: tormento corintiano!
Comentários Comente

Neto

Corinthians sofreu contra o Figueirense mais um gol de bola aérea

Corinthians sofreu contra o Figueirense mais um gol de bola aérea

Nada de excesso de volantes e nem só o pensamento retranqueiro do técnico Mano Menezes. Pra mim está muito claro que o maior problema do Corinthians atualmente está na bola aérea. Praticamente todos os gols sofridos pelo goleiro Cássio são de bolas alçadas dentro na área. Coincidência  ou não isso vem acontecendo desde a saída do zagueiro Cléber. Não que ele fosse um Gamarra, longe disso. Mas acho que a alta estatura, boa colocação e impulsão o colocava como homem da bola nesses casos (algo parecido com o que o São Paulo faz com o Edson Silva). Hoje o Timão sofre com isso, sobretudo por aparentemente armar a marcação defensiva por setor, e não individual como é comum em casos de escanteios e faltas próximas da área. Está claro que a dupla Gil e Anderson Martins, muito boa por baixo, não trabalha muito bem pelo alto. Não sei o que o treinador pode fazer para minimizar essas jogadas. Só que se continuar como está o torcedor ainda vai sofrer muito nesse Brasileirão.


Gosto assim… Pato com sangue nos zóio!
Comentários Comente

Neto

Pato não gostou de ser substituído contra o Flamengo

Pato não gostou de ser substituído contra o Flamengo

Quem acompanhou o empate entre São Paulo e Flamengo viu um Alexandre Pato diferente. Não digo nem por ele fazer algo muito especial dentro de campo, até porque não balançou as redes. Mas ao ser substituído no segundo tempo para a entrada de Luis Fabiano, o menino ficou “P” da vida. Ignorou aquele tradicional cumprimento ao companheiro e deixou o gramado direto para o vestiário. Foi muito criticado por alguns setores da imprensa e até pelo técnico Muricy Ramalho.

Mas querem saber? É assim que gosto de ver esse moleque! Chega daquele estilo bonzinho que tudo está bom. Não aguentava mais aquele jogador mole que aceita calado qualquer imposição e o banco de reservas. Poxa vida, as pessoas tem sangue nas veias! Às vezes uma esbravejada não faz mal a ninguém. Questão de personalidade. Particularmente prefiro muito mais um jogador chato, briguento, mas que demonstre vontade, do que um Zé Ruela que finja estar contente com tudo.

Se esse Pato revoltado e indignado com a substituição fosse mais atuante duvido que ele tinha saído do Corinthians. Certamente tinha batido de frente com os traíras que derrubaram ele por lá. Aliás, gente que nem lá está mais. Tenho certeza que a partir de agora as pessoas vão ter, no mínimo, mais respeito com ele. Quer dizer, o rapaz só não pode esquecer de fazer a obrigação dele que é empurrar a bola pra rede, certo?


Pitacos – Timão é ‘Robin Hood’ e Inter assume vice-liderança!
Comentários Comente

Neto

pitacosA rodada começou com o Inter metendo 3 a 0 pra cima do Criciúma. Bom resultado para os gaúchos, que assumem a vice-liderança da competição. Isso porque o São Paulo não teve força pra superar o Flamengo em pleno Morumbi. Quer dizer, saiu na frente com o pênalti do Rogério Ceni. Mas depois foi um festival de erros. Primeiro sofreu o gol, depois perdeu um pênalti (que não existiu, diga-se de passagem!), teve o Michel Bastos expulso e tomou o gol da virada. O Fabuloso, sempre ele, salvou a turma do Muricy da derrota. Ainda assim o time acumula 3 rodadas sem vitórias. Assim fica difícil brigar pelo título, viu?

Se for analisar com frieza fica quase impossível agora. Ainda mais porque o Cruzeiro fez a parte dele e venceu o Coritiba fora de casa por 2 a 1. Destaque para mais um gol do artilheiro Marcelo Moreno. Os paranaenses tropeçam nessa luta pra fugir das últimas colocações. Em compensação a Chapecoense fez a parte dela e enfiou 3 no Atlético/PR, o Bahia superou o Sport e pra completar o Figueirense ganhou do Corinthians. Resultado péssimo para o Palmeiras, por incrível que pareça.

Agora falar desse jogo de Florianópolis é muito fácil. Pra variar o Timão do Mano Menezes se comportou muito retrancado. Sem ousadia. Deu no que deu. Sofreu o gol no final e deixou o torcedor com uma pulga atrás da orelha. Afinal como pode uma equipe fazer o belo jogo que fez no clássico diante do São Paulo e depois perder desse jeito para o Figueira? Piada, né? Parece o Robin Hood do futebol brasileiro. Afinal tira pontos dos grandes pra entregar aos menores.

Ah, vale lembrar que com o empate sem gols entre Grêmio e Fluminense os gaúchos ficam com a vaga corintiana no G-4. Regularidade dessa equipe do Felipão. Em contrapartida o trabalho do Mano volta a ser questionado.

Tags : pitacos


Renascido da reserva
Comentários Comente

Neto

Danilo foi fundamental para a vitória corintiana no clássico de domingo

Danilo foi fundamental para a vitória corintiana no clássico de domingo

É impressionante como alguns jogadores precisam de marketing pessoal para serem notados. Muitas vezes até pelo próprio treinador do time. Vejam o caso do meia Danilo do Corinthians. Sempre foi um cara extremamente profissional e bom de bola. Mas o jeito caladão depõe contra ele. É verdade que demorou pra conquistar espaço no clube, mas quando conseguiu foi um dos principais nomes do Timão nas conquistas recentes, entre elas da Libertadores e do Mundial de Clubes.

Mas Danilo perdeu espaço com a troca de comando e a necessidade de renovação passada pela diretoria ao novo técnico. Nunca reclamou. Só que da dificuldade esse rapaz deu mais uma prova da qualidade. No clássico do último domingo diante do São Paulo, sem poder escalar Petros, suspenso, e Elias, doente, o Mano Menezes se viu obrigado a armar um esquema com o Danilo. E quem acompanhou a partida viu que foi um sucesso. Além de cadenciar a partida e ajudar na armação, ele foi o arquiteto da jogada do gol da vitória corintiana. Uma tabela com o Guerrero no estilo futsal. Deixou o camisa 9 na cara do goleiro Dênis para finalizar com tranquilidade.

Danilo está com 35 anos, mas parece ainda ter lenha pra queimar. Se o Mano for inteligente vai utilizá-lo mais. Tenho a impressão que com ele a equipe ganha mais variações de jogadas. E de pensar que pouca gente lembrava dele. Estava esquecido no banco de reservas. Que coisa, viu!


Um motivo ‘Nobre’ para cair?
Comentários Comente

Neto

Nobre 'perdeu' alguns dos principais jogadores do Palmeiras

Nobre ‘perdeu’ alguns dos principais jogadores do Palmeiras

Tenho uma opinião muito clara sobre a situação que o Palmeiras vive atualmente. Na minha visão não são os jogadores que são culpados por essa má fase absurda. Muito menos Ricardo Gareca, Dorival Junior ou qualquer outro integrante da comissão técnica. O maior responsável pela crise é o presidente Paulo Nobre. E por um motivo muito simples: ele avalizou um empréstimo milionário de mais de R$ 100 milhões (dívida que ficará para o clube) e não conseguiu sequer montar um time competitivo. Vejam bem, não estou falando elenco. Com essa grana toda ele não formou 11 caras de nível razoável para ao menos ficar fora do Z-4. Piada.

Não preciso nem lembrar das lambanças do passado, né? Como o negócio da China de ter trocado o artilheiro Barcos por quatro bondes do Grêmio (sendo que inicialmente eram cinco. Cadê o outro?). Não bastasse isso gastou uma grana incrível para contratar o Leandro em definitivo. E o caso Kardec? Pelo amor de Deus! O próprio jogador confirmou que a renovação de contrato não foi concretizada por causa de R$ 5 mil. Incrível!

A verdade é que Paulo Nobre trocou os pés pelas mãos. Achou que era dono do Palmeiras ao invés de trabalhar como presidente em seu mandato temporário. Agora tem um rebaixamento à vista. O mais incrível é que por política interna ele tem grandes chances de reeleição. É por isso que o futebol está cada vez mais em baixa. Aliás, é por isso que o Verdão está cada vez mais lá embaixo.


Pitacos – Galo mata Raposa e Timão é GUERRERO no clássico!
Comentários Comente

Neto

pitacosMais uma rodada do Brasileirão começou no sábado com a vitória do Inter graças ao gol do Rafael Moura no final. Pior para o Atlético/PR, que tropeça em casa diante de seu estádio lotado. Ontem também foi dia do péssimo empate entre Botafogo e Criciúma. Digo isso porque além da partida ter sido tecnicamente fraca, ambos brigam pra fugir do rebaixamento.

Nesse domingo outra igualdade no clássico do Rio entre Flamengo e Fluminense. Com o resultado o Tricolor do artilheiro Fred dá uma distanciada do G-4. Já o Vitória, que amargou muito tempo a lanterna do campeonato, deu uma respirada na parte de baixo da tabela ao vencer o BaVi de virada. O rubro-negro baiano passou o Coxa, que perdeu mais uma. Dessa vez para o Sport no Recife.

E no Mineirão? Jogaço entre Atlético e Cruzeiro. O Galo disparou na frente e abriu 2 a 0 com certa tranquilidade. Na etapa final o time celeste empatou e deu pinta que iria virar. Mas com gol do jovem Carlos, de cabeça, no último minuto da partida, o rival alvinegro detonou com o líder. Pode se dizer que essa derrota da Raposa deu um pouco mais de graça no Brasileirão. Mas pra mim a equipe do técnico Marcelo Oliveira é favoritíssima ao título. Só um milagre tira a taça da Toca da Raposa.

Na Arena Corinthians já tem gente dizendo “Caiu em Itaquera, já era!”. E de fato o Corinthians se comportou muito bem durante os mais de 90 minutos do clássico diante do São Paulo. Tiveram os dois erros de marcação de bola aérea nos gols do Tricolor? Sim. Mas ficou por aí os méritos do time do Muricy. Do restante o Timão dominou e mereceu a vitória. Ah, tem torcedor do São Paulo reclamando dos pênaltis. Para vai! O árbitro Luiz Flávio de Oliveira foi perfeito. Nota 10. Acertou tanto nos pênaltis pró-Corinthians, quanto nas expulsões de Álvaro Pereira e Fábio Santos. Com a derrota, a segunda seguida, o Tricolor perde a chance de chegar na ponta. Já o Timão ganha ânimo nessa reta final pra garantir pelo menos essa vaga no G-4. Grande jornada do Mano Menezes! Estava em má fase mas merece aplausos pelo trabalho deste domingo. Vale também uma menção honrosa ao atacante Guerrero. Esse peruano jogou demais! Bagunçou a defesa tricolor.

Mais tarde o Palmeiras passou uma baita vergonha em Goiás. Apanhar de 6 a 0 é doído demais. Daqueles placares para deixar torcedor depressivo. Sinceramente acho que o Verdão não cai por causa da fragilidade dos concorrentes diretos. Mas tá fazendo uma força segurando a lanterna, hein? Ainda teve a boa vitória do Santos pra cima do Figueirense e o resultado positivo magrinho do Grêmio pra cima da Chapecoense. Os gaúchos continuam na briga por um lugar no G-4. Quem diria, hein Felipão?

Tags : pitacos