Blog do Neto

Arquivo : novembro 2013

O fiasco do ano!
Comentários 371

Neto

Montillo fez só 5 gols em 2013

Montillo fez só 5 gols em 2013

Depois de ser extremamente assediado no mercado da bola, alvo da disputa entre muitos clubes do Brasil e ser negociado do Cruzeiro para o Santos por uma baita de uma grana (recorde na história do Peixe), o argentino Walter Montillo tinha tudo para arrebentar no futebol brasileiro em 2013. Mas foi exatamente o contrário! Pra mim esse gringo foi o maior fiasco dessa temporada. Pelo amor de Deus! Chegou para ser a salvação do meio-campo do clube com a saída do Ganso e por incrível que pareça conseguiu piorar. Mal é notado em campo.

Ele não tem sido nem sombra daquele jogador rápido, técnico e habilidoso dos tempos de Cruzeiro. Foram apenas 5 gols em 42 partidas. Números fraquíssimos. Quem verdadeiramente incorporou o espírito santista foi outro meia, o Cícero, que chegou do São Paulo desacreditado e virou o artilheiro do time no Brasileirão com 12 gols.

O Montillo pode melhorar no próximo ano? Sim, pode. Mas sinceramente tenho minhas dúvidas se a diretoria do Santos não queimou dinheiro contratando esse rapaz. Que ele é bom de bola, isso não se discute. Mas é inconstante demais. Atrapalha até no rendimento dos demais companheiros de equipes, sobretudo aqueles que jogam do meio pra frente. É aquela história, o Pato rendeu menos que o esperado no Corinthians, o Luis Fabiano reduziu o ritmo no São Paulo, assim como o Fred no Fluminense. Mas ninguém foi tão mal em 2013 como o argentino Montillo. Esse pelo menos é o meu ponto de vista.

Tags : Montillo


O adeus de um autêntico capitão
Comentários 52

Neto

Alessandro e a taça da Libertadores

Alessandro e a taça da Libertadores

Vou ser sincero que quando ele chegou do Santos no início de 2008, indicado pelo técnico Mano Menezes para a disputa da Série B, fiquei um pouco receoso com sua condição física e técnica. Não conseguia embalar uma boa sequência no Peixe. Mas com o tempo ele foi conquistando a admiração do torcedor do Corinthians com sua raça e dedicação. Após seis temporadas, aos quase 35 anos, o lateral Alessandro anunciou que se aposentará no final desse Brasileirão.

Poucos jogadores da história do Timão construíram uma carreira tão bonita quanto a ele. São oito títulos no clube. Sujeito calmo, profissional, agregador e líder natural, com o tempo ele conquistou a faixa de capitão da equipe. Está em todo poster como o cara que ergueu as taças da Libertadores e do Bi Mundial de Clubes. Ninguém tira isso dele. E com um baita merecimento.

Apesar de revelado no Flamengo e com passagens em outros times importantes como Palmeiras e Grêmio, foi no Corinthians que Alessandro criou raiz. Tanto que eu já disse em outras oportunidades que se fosse a diretoria contratava esse sujeito para trabalhar no clube. Talvez na revelação de talentos da base ou quem sabe em alguma área administrativa. Sei lá. Perder ele é que não pode. Ainda mais porque poucos caras conhecem e entendem tanto de Timão.

Tags : Alessandro


O Mano não quis o Flamengo! Deu no que deu…
Comentários 202

Neto

O artilheiro Hernane 'Brocador' marcou o 34º gol dele na temporada

O artilheiro Hernane ‘Brocador’ marcou o 34º gol dele na temporada

Na noite desta quarta-feira o Flamengo conquistou seu terceiro título da Copa do Brasil. Foi a consagração um grupo limitado tecnicamente mas com muita raça, força de vontade e alguns valores individuais excelentes. A bola que o Elias e o Hernane estão jogando no Mengão é de encher os olhos. Curioso é que esses caras só começaram a crescer na temporada depois que o Mano Menezes deixou o clube. E naquela oportunidade ele disse que os jogadores não entenderam o método dele trabalhar. Poxa vida! Ainda bem, né torcedor rubro-negro?

O Jayme assumiu o time, bem ao estilo do Carlinhos e Andrade (caras que conhecem o Flamengo e também foram campeões) e soube conduzir o elenco com inteligência. No Brasileirão a equipe está meia-boca, não dá pra negar. Mas nessa Copa do Brasil foi o legítimo campeão. Arrancou na reta final. Particularmente eu acreditava mais no potencial do Furacão, que pra mim tem um time mais ajeitado. Mas depois que a decisão foi para o Maracanã, aí já era, né? A força da torcida rubro-negra é impressionante. E o Mano preferiu abandonar o barco. Que coisa, hein?

O Clube de Regatas Flamengo tem uma força incrível. Se nos últimos 10 anos tivesse sido administrado de forma correta, sem roubalheira, seria um dos maiores clubes do planeta. Não tenho dúvidas disso. Mas muita gente picareta passou por ali. Só espero que com o presidente Eduardo Bandeira de Mello esse cenário comece a mudar. O primeiro passo foi dado.

Tricolor cai da Ponte: Na semifinal da Copa Sul-Americana caiu do cavalo quem pensou que o São Paulo teria força para reverter o placar do primeiro jogo contra a Ponte. Os 3 a 1 do Morumbi foram mais do que suficientes para fazer o valente time da Macaca segurar um empate em Mogi Mirim e garantir uma vaga na decisão da competição internacional. Algo inédito na história centenária dos campineiros. Parabéns a diretoria, ao técnico Jorginho e a toda boleirada. Só acho incoerente e não entra na minha cabeça o fato dessa equipe ter sido rebaixada no Brasileirão. Pra mim não tem lógica.


Lugar de craque milionário é na arena
Comentários 70

Neto

Artilheiros estão em má fase tecnica

Fabuloso e Pato: artilheiros estão em má fase técnica

O técnico Muricy Ramalho já definiu a equipe do São Paulo que irá enfrentar a Ponte Preta na semifinal decisiva da Copa Sul-Americana. E para a surpresa de alguns (não da maioria) o artilheiro Luis Fabiano estará novamente esquentando o banco de reservas. Na boa? Não concordo com esse tipo de atitude. Os grandes nomes dos elencos, normalmente aqueles que são bem remunerados, precisam entrar em campo e dar a cara para bater. O sujeito tem que se ver com a torcida. Se jogar bem será aplaudido. Jogou mal, vaias, claro!

É muito cômodo para o atleta, seja ele quem for ou que time jogue, se omitir nesses momentos de decisão. A pressão diminui. Afinal ele estará recebendo a grana dele do mesmo jeito. Parecido com o caso do Fabuloso é o do Alexandre Pato. Poxa vida! O cara foi contratado por R$ 40 milhões. Todo mundo só fala dele. Um baita glamour. Então põe o cara no gramado! Vamos cobrar rendimento do sujeito. A não ser que ele esteja lesionado, obviamente. Mas não foi o caso do atacante do Corinthians.

O que fica evidente no caso do Luis Fabiano é que dificilmente ele ficará no Tricolor em 2014. Só uma reviravolta muito grande para esse quadro mudar. E é exatamente o que pode salvar Pato no Timão. O Tite não gosta dele. Já o Mano Menezes, provável treinador alvinegro na próxima temporada, adora o atacante. Não à toa era presença constante na Seleção da ‘Era’ Mano. O futuro a Deus pertence. Mas lugar de craque é sempre na arena. Independente de qualquer coisa.


Gilson Kleina não é mais técnico do Palmeiras! Pelo menos não era…
Comentários 163

Neto

Gilson não está nos planos de Paulo Nobre

Gilson não está nos planos de Paulo Nobre

Acabei de receber a informação de bastidores que a diretoria do Palmeiras vai se reunir nesta tarde para comunicar o técnico Gilson Kleina que ele não será mais o técnico do clube para a próxima temporada. Ninguém confirmou mas o presidente Paulo Nobre trabalha com três nomes, que seriam os desempregados Abel Braga, Oswaldo de Oliveira e Luxemburgo. Eh, Luxemburgo, que tanto negaram!

A verdade é que nem a vontade dos atletas conseguiu segurar o Gilson, que apesar dos altos e baixos, alcançou o principal objetivo do Verdão na temporada: o título da Série B e o consequente acesso à elite do Brasileirão.

Em tempo: Gilson Kleina renovou. O mais engraçado é que minha fonte foi o próprio treinador. Se ele mudou de ideia em cima da hora são outros 500. Prova que além dos dirigentes, boa parte dos treinadores também calça 40. Ou seja, tem as mesmas atitudes.


Se o Ganso seguir evoluindo tem lugar na Copa
Comentários 76

Neto

Reforço para o Mundial?

Juro que não estou me contentando com pouco, nem querendo criar uma situação. Não tem nada a ver só com o drible genial que o Paulo Henrique Ganso deu nesse jogo contra o Botafogo pelo Brasileirão. E que jogada, diga-se de passagem! Mas a verdade é que qualquer pessoa que tem acompanhado as partidas do Tricolor observa nitidamente a evolução desse menino. Quer dizer, tecnicamente ele já é monstro. Um dos melhores que apareceram no futebol desde a boa geração formada por Djalminha, Marcelinho, Ricardinho, Alex, entre outros. Mas o grande ponto de interrogação na vida dele, a má condição física, aparentemente tem ficado no passado.

E isso para a Seleção é uma notícia sensacional! Só acho curioso o Felipão, comandante da nossa Seleção, já declarar publicamente que tem o grupo totalmente definido. É claro que é normal ele ter a convicção de 99% do grupo de atletas. Mas se o Ganso crescer nessa reta final não tenho dúvidas de que ele abrirá essa exceção. Até porque no Brasil ainda não têm um cara com o estilo do camisa 8 do São Paulo. Vale a pena apostar. Afinal não se acha um cara como ele em cada esquina.


Estão criando uma polêmica desnecessária. Não existe armação!
Comentários 191

Neto

Neste domingo vou abrir mão de dar meus tradicionais ‘Pitacos’ da rodada, até porque o Campeonato Brasileiro já está decidido, para falar da polêmica que dominou as páginas esportivas desde ontem. Tudo porque o meia cruzeirense Júlio Baptista disse para o zagueiro Cris, do Vasco, para ele ir lá e marcar outro gol. As câmeras da TV flagraram o momento exato. No final da partida os cruz-maltinos venceram os campeões por 2 a 1. Pois isso bastou para começarem a falar que existe uma armação para salvar o Vasco da Série B.

Posso falar a verdade? Isso é uma grande bobagem! Joguei bola por mais de 20 anos e papos como esses são frequentes dentro do campo. Muitas vezes de maneira irônica. Pra mim está evidente que o Cris pede para os caras deixarem marcar. E o Júlio fala: “Porra, faz logo”. Poderia ter dito: “Tenta a sorte lá!”. Ou até está cansado, com o campeonato ganho e a esposa esperando em casa. Quer acabar logo com o jogo. É antiético? Sim, mas totalmente normal.

Essa é a maneira que eu vi o vídeo e pela experiência que eu tenho. Se fossem armar para o time carioca, já estariam fazendo isso há um bom tempo. Não faltando apenas três rodadas. Chega de procurar pelo em ovo, né?


Existe risco da Arena não sair?
Comentários 117

Neto

Arena: O sonho do palmeirense vai se tornando realidade

O sonho do palmeirense vai se tornando realidade

O mais correto é sempre fazer as coisas com honestidade, lógico! Sinceramente gostaria de saber como vai ficar essa história da briga entre a construtora W Torre e a diretoria do Palmeiras pela nova Arena do clube. Poxa vida! O hoje presidente Paulo Nobre, que está reclamando pelo domínio contratual da parceira no negócio, era conselheiro na época da assinatura do acordo. Pois então não consigo entender porque não reclamou na época. Colocasse a boca no trombone! Todo mundo achou que era as mil maravilhas e agora estão vendo que o buraco é mais embaixo. O engraçado que o maior interessado no estádio, o torcedor do Palmeiras, fica vendido nessa história. Será que corre o risco do Verdão ficar sem a nova Arena no ano de seu centenário? Entenda um pouco mais essa história abaixo. Pra mim o resultado de tudo isso deveria ser público e não ficar em segredo de justiça.

 


Com Mano o Pato renasce no Timão!
Comentários 70

Neto

Pato era figurinha carimbada na Seleção de Mano

Pato era figurinha carimbada na Seleção de Mano

Sempre fui um dos maiores defensores do trabalho do Alexandre Pato no Corinthians. Apesar de reconhecer que ele não correspondeu a altura as expectativas depositadas nele, não dá pra negar que seu desempenho foi satisfatório. Ainda mais pelas condições que lhe foram impostas. Quero dizer o seguinte, ele é vice-artilheiro do time na temporada com 17 gols (um a menos que o Guerrero) e sempre esquentando o banco de reservas. Não importava o que fizesse no jogo voltava para o banco. Assim desmotiva qualquer um! E coincidência ou não ele caiu de paraquedas em uma equipe sem armação no meio. Dureza.

A verdade é que com a saída do Tite, com quem ele de fato não se entendeu 100%, e a chegada do Mano Menezes, o Pato ganha sobrevida no clube. O futuro novo treinador do Timão adora o camisa 7. Não à toa era um de seus preferidos quando dirigia a Seleção Brasileira. Pra quem não se lembra o jogador esteve no grupo do Brasil que ficou com a prata nas Olimpíadas de Londres. Aí você me pergunta: quer dizer que com o Mano o Pato vai crescer tecnicamente e arrebentar com a camisa do Corinthians? Sinceramente não sei.

Até porque que em primeiro lugar o Mano tem que extinguir a bronca (ou ciumeira, como queiram!) que alguns companheiros tem do atacante. Aí sim pode estar o verdadeiro problema. Talvez até por isso o Tite não escale mais esse menino. De certeza mesmo é que em confirmada a vinda do ex-técnico do próprio Timão em 2009, a coisa vai ficar feia para alguns lombrigas. E a reformulação será inevitável.


Pitacos – Tricolor cai da Ponte e Mengão leva ligeira vantagem para o Rio
Comentários 130

Neto

pitacosEsta quarta-feira ficou marcada por dois jogos importantes. Um da primeira final da Copa do Brasil e outra semifinal brasileira na Sul-Americana. No Morumbi um resultado que surpreendeu a todos. Uma zebraça pra falar a verdade! Em pleno Morumbi a Ponte Preta superou o São Paulo de virada e construiu um placar que nem o torcedor da Macaca mais esperançoso acreditaria: 3 a 1. É lógico que na partida de volta, em Mogi Mirim, o Tricolor terá todas as condições de reverter, mas sabendo do trabalho do Jorginho e vendo a motivação diferente desses jogadores da Ponte já começo a pensar o contrário. E que coisa, hein? Veja se isso é time pra cair no Brasileiro, né? O desinformado que foi ao estádio ontem não acreditaria que aquela equipe de Campinas é a mesma que será rebaixada no Nacional. Incrível! Já o São Paulo que tiriça, viu? Tá louco! Fizeram papelão na frente dos mais de 50 mil torcedores presentes. Luis Fabiano não pode ficar no banco do Ademílson. Na boa. Não sei realmente o que está acontecendo.

Já em Curitiba o Flamengo deu um passo importante rumo ao título da Copa do Brasil. Conseguiu levar um empate com gol para o Maracanã. O Atlético/PR até saiu na frente com o gol do Marcelo. Na verdade achei um frangaço do Felipe já que a bola foi no meio do gol. Mas depois empatou com a bomba do Amaral e por pouco não vira. Vou falar a verdade, pra mim o time do Furacão é melhor tecnicamente, mas com o estádio lotado no Rio acho que vai ficar difícil para os paranaenses.

Só que tem aquela história, se os rubro-negros ficaram no clima de ‘já ganhou’, como tenho visto nas minhas redes sociais, vai perder feio. É bom ter humildade nesse momento. De qualquer forma será um jogão bom de assistir.

Tags : pitacos