Blog do Neto

Arquivo : dezembro 2012

Retrô 2012! E que venha o próximo ano!
Comentários 8

Neto

Fluminense foi campeão estadual e brasileiro em 2012

O ano passou mais rápido que imaginava. E foi recheado de situações boas no futebol brasileiro. Não tivemos, por exemplo, a soberania de nenhum grande clube os torneios disputados. O cenário, aliás, foi bem equilibrado. No Paulistão o Santos do menino Neymar brilhou mais uma vez e levou o tricampeonato. Pegando na final o grande Guarani, que surpreendeu (depois faria papelão na Série B, sendo rebaixado). O Peixe ainda beliscaria a Recopa Sul-Americana. Muito legal! Pena que não empolgou tanto pelas derrapadas na Libertadores e no Brasileirão.

O Corinthians pode-se dizer teve um ano internacional. Até para calar os críticos e todos os torcedores rivais. Faturou de cara a Libertadores de forma invicta e fazendo a final contra o poderoso Boca Juniors. Incontestável! É verdade que no Brasileirão teve altos e baixos, mas o planejamento do Tite foi bem feito e foi coroado com o título do Mundial de Clubes.

O Tricolor também teve um ano inconstante. Mas ao menos terminou com chave-de-ouro com o título da Sul-Americana. Algo merecido para o garoto Lucas, que foi guerreiro até o fim e literalmente honrou a camisa. Até o Palmeiras, que fez papelão no rebaixamento do Brasileirão, ficou com o título merecido da Copa do Brasil. Fruto da falta de elenco qualificado e do consequente esquema pragmático do Felipão.

O Fluminense do artilheiro Fred fez um excelente 2012 e papou o Carioca e o Brasileirão. Por sinal o segundo título nacional em três temporadas. Prova de que a grana da parceira Unimed tem sido bem investida. Trabalho sensacional do Abel Braga, que pra falar a verdade, se fosse levar em consideração a competência do momento, era ele que deveria ter assumido a Seleção Brasileira.

Além de campeão estadual, o Galo também fez uma boa campanha no Brasileiro desse ano. Me desculpem as brincadeiras torcedores atleticanos! As bobagens que falo na TV contra o cabeção do Milton Neves. Respeito muito o clube e principalmente o presidente Alexandre Kalil. Excelente administrador! O time mineiro reabilitou o grande futebol do Ronaldinho Gaúcho. Espero que se repita em 2013.

Vale lembrar o bom trabalho do Marcelo Oliveira no Coritiba, que venceu o paranaense e foi vice da Copa do Brasil. Aquela turma com Lincoln e Éverton Ribeiro encaixou até determinado momento da temporada. No Sul, o que dizer das campanhas de Grêmio e Inter no ano? Bem aquém do que poderiam render! O restante dos clubes, amigos, passou vergonha. Pelo amor de Deus! Quanto vexame! É dormir e torcer para que 2013 comece rapidinho. É a melhor forma de dar satisfação para a torcida.


Politicagem e desserviço ao esporte olímpico no Flamengo?
Comentários 166

Neto

Clube carioca desfez vínculo com César Cielo

Confesso que na minha outra passagem aqui no UOL critiquei ferrenhamente o leilão que o nadador César Cielo fez entre Flamengo e Corinthians. Achava que ele deveria ter honrado a palavra dele, que já tinha fechado com o Timão. Mas confesso que minha atitude soou muito mais como dor de cotovelo do que qualquer outra coisa. Só que agora, passados quase três anos, o clube rubro-negro está desfazendo o time de natação e com isso quebrando o vínculo com o campeão olímpico de Pequim.

Ouvi falar que essa atitude teria fins políticos, já que claramente Cielo era xodó da ex-presidente e também ex-nadadora Patrícia Amorim. Sinceramente prefiro acreditar que o atual mandatário, o recém-empossado Eduardo Bandeira de Mello, é um cara livre dessas picuinhas. Apenas estaria disposto e realocar essa grana.

Só que tem uma coisa, né caro Bandeira de Mello? Continue investindo o dinheiro no esporte olímpico. Faça esse favor ao esporte brasileiro. Afinal as outras modalidades tem tão pouco apoio que seria sacanagem reaproveitar a verba no futebol. Até porque podem ter certeza que com o salário pago ao medalhista Cielo daria para no máximo contratar um volantinho pé-de-rato. Desses que já tem aos montes na Gávea. Tamanha a disparidade econômica entre os setores esportivos. Pense nisso.

Em tempo: Tem um monte de gente questionando sobre o Corinthians ter desfeito a parceria com o Thiago Pereira, prata em Londres. Meu pensamento é exatamente o mesmo. Que use a grana para investir em outras modalidades olímpicas. Nada de futebol. Ah, e é lógico é papel do governo incentivar o esporte no País. Mas nada melhor que usar a paixão dos torcedores por seus clubes para ajudar a alavancar tudo isso.


Novo rico do futebol sofre para se reforçar
Comentários 118

Neto

Atacante Vargas é o alvo do São Paulo

Tenho a impressão que o São Paulo vai encontrar dificuldades para engatar boas contratações em 2013. Digo isso principalmente depois de vender o Lucas para o futebol francês por impressionantes R$ 108 milhões. Poxa vida! Agora todo mundo vai querer tirar uma fatia desse ‘bolo’. Aliás, ouvi falar que só na valorização do Euro o Tricolor ganhou mais uns R$ 20 milhões. É brincadeira? E pra engordar ainda mais esse cofrinho foi divulgado o acordo do São Paulo com a Penalty de R$ 36 milhões anuais. O segundo maior contrato de clube com empresa de material esportivo (perde só para o Flamengo e a Adidas em R$ 2 milhões).

É verdade que parte disso ainda vai pagar o Santos pelo Paulo Henrique Ganso. Mas ainda tem muita grana pra gastar! Tanto é que quando ouvi falar que o Flamengo estaria na frente pra trazer o Vargas, desconfiei. Ainda mais por ter a informação de que o chileno é prioridade na turma do Juvenal. Só que os caras do Napoli vão tentar tirar até o último centavo no negócio. Leilão parecido com o Milan está fazendo por Pato e Robinho.

Analisando friamente o São Paulo conseguiu manter a base do time campeão da Copa Sul-Americana. Só perdeu o Lucas, que pra falar a verdade corresponde a pelo menos 50% da ofensividade da equipe. Está exatamente aí a vontade de trazer Vargas para substituí-lo. Só que pra mim a chave do sucesso do Tricolor na próxima temporada passa pelos pés do Ganso. Escutem o que estou dizendo.

Em tempo: Calma são-paulinos! O Tricolor de fato sempre foi um dos clubes (se não o maior!) mais estruturados do País. Novo rico a que me refiro é a grana recente que entrou nos cofres do clube. E realmente me esqueci ainda do dinheiro do Oscar.  Realmente a conta está recheada.

Tags : Vargas


Seis por meia dúzia?
Comentários 39

Neto

É verdade que há muito tempo fala-se no Corinthians contratar esse zagueiro Gil, ex-Cruzeiro, que atualmente defende o Vallenciennes da França. Dizem que o Timão estaria disposto a investir R$ 5 milhões por 50% de seus direitos econômicos. Os franceses querem 5 milhões de euros por um acordo definitivo. Assim as tratativas seguem…

Zagueiro Gil pode acertar com o Timão

Sinceramente só não consigo entender a diretoria querer gastar agora uma grana parecida com a que arrecadou com o Leandro Castán, que foi para a Roma da Itália em julho. Por sinal pouco tempo depois o clube emprestou o Marquinhos para o mesmo lugar. E olha que esse garoto era tido como a maior revelação do setor dos últimos tempos, hein? Vai entender! Se eles avaliaram que o elenco precisa de zagueiro nesse momento, porque então negociou dois de uma vez só no meio da temporada passada? Ainda se fossem propostas irrecusáveis, tudo bem. Mas não me pareceu o caso.

Pra falar a verdade só vejo duas alternativas nesse caso: ou houve um claro erro de planejamento, ou a comissão técnica se decepcionou com o Wallace e já conta com as saídas do jovem Felipe e do experiente Anderson Polga. Aliás, esse mal estreou. Que coisa! Juro que queria entender essas trocas de seis por meia dúzia. Afinal é verdade que os dirigentes estão acertando em quase tudo no Corinthians ultimamente. Fizeram um baita trabalho nessa temporada. Mas não é por isso que a gente deve deixar de analisar e questionar. Certo?


Papo Reto com Maestro João Carlos Martins
Comentários 3

Neto

Fala galera! O convidado dessa semana do ‘Papo Reto’ é o maestro João Carlos Martins. Lusitano de coração ele tem uma linda história de superação na sua profissão de músico. Nessa sensacional resenha ele relembra momentos marcantes de sua vida, como quando ajudou Éder Jofre reconquistar o título mundial de boxe. Ainda fala sobre o filme baseado em sua carreira, que está sendo dirigido por Bruno Barreto e vai ter Marcelo Serrado no papel do maestro. Acompanhe abaixo! Sempre lembrando que o programa “Papo Reto com Neto” vai ao ar todas as quintas-feiras, às 17h. Não perca!!!

 


A diretoria do Palmeiras precisa de mexer! Tá devagar demais!
Comentários 93

Neto

Fernando Prass: um dos dois únicos reforços do Palmeiras para 2013

O presidente Arnaldo Tirone que me perdoe, mas o trabalho de renovação do Palmeiras está muito devagar. Poxa vida! Até aqui o clube acertou apenas as chegadas do goleiro Fernando Prass, ex-Vasco, e o lateral Ayrton, que veio do Coritiba. Muito pouco para quem acabou de ser rebaixado no Brasileirão e dispensou boa parte do elenco profissional por falta de capacidade técnica. Perguntado sobre o Riquelme, o cartola máximo do Verdão se esquivou, dizendo que não terá acordo. Aliás, disse que dificilmente chegarão medalhões. Tudo bem, mas que ao menos contrate uma base de bons jogadores. Será que não era o caso de acertar logo essa renovação do Marcos Assunção? O cara pelo menos é produtivo e se mostrou comprometido com a equipe.

Com sinceridade só a manutenção de Barcos, Henrique e Wesley é muito pouco. Ah, tem o Valdívia também. Mas esse só Deus sabe se vai jogar ou não. Olha, no acesso de 2003 o Verdão foi salvo por uma categoria de base forte e de grandes revelações, como Vágner Love, Diego Souza e Edmílson. Mas agora a situação não é a mesma, viu? Vamos ter atenção. Meninos como João Denoni e Patrick Vieira têm qualidade, mas não podem carregar o peso de definir uma situação para o clube. Tá errado!

Muita gente que conheço e que tem bom tráfego na diretoria do Verdão me diz que existem dois grandes problemas no clube atualmente. O primeiro é que a cúpula com o Tirone e o Frizzo não é boa de serviço. Isso é fato! Os acontecimentos provam isso. Segundo que a política intensa do Palmeiras prejudica o trabalho da diretoria. Ou seja, se os caras não manjam e ainda são prejudicados, aí fica difícil, né? Portanto deveriam ter adiantado as eleições. Até para que o presidente eleito trace o planejamento com antecedência. Do jeito devagar que as coisas estão o Palestra caminha para ter um 2013 ainda mais nebuloso do que foi 2012. É brincadeira???


Os clubes deveriam combater o leilão do Milan
Comentários 112

Neto

Galliani está no Brasil negociando Pato e Robinho

Tudo bem que o tempo faz a gente se acostumar com as altas cifras envolvidas em negociações de futebol. Quando entra clube gringo na parada, então, a coisa ganha uma proporção ainda maior. Mas sinceramente acho um absurdo a presença do tal Adriano Galliani, vice-presidente do Milan, aqui no Brasil para uma espécie de leilão com os jogadores do clube. Talvez as pessoas se esqueçam, mas ele já esteve aqui fazendo algo parecido com o Ronaldinho Gaúcho. Conversou e praticamente acertou com o Palmeiras, quase assinou com o Grêmio e assim inflacionou a ida dele ao Flamengo. Resultado? Negócio da China para os italianos! O mesmo não se pode dizer da parte dos rubro-negros.

Agora novamente Galliani está aqui na ponte aérea Rio-São Paulo para definir o leilão de Robinho e Alexandre Pato. O primeiro é sonho antigo do Santos, mas já foi oferecido ao Flamengo e também ao São Paulo. Totalmente na base do ‘espreme-espreme’. Ou seja, quantos mais Euros, melhor. Tudo indica que a transação seja feita mesmo com o Peixe. Mas os brasileiros vão ter de gastar alto, viu? A mesma coisa acontece com o Pato, que teoricamente só tem o interesse do Corinthians aqui no Brasil. O dirigente italiano já está bem instruído para arrancar o máximo que conseguir dos alvinegros.

Não vou negar que apesar de não gostar, o Milan está na dele. Valorizando o seu produto. Mas acho que os clubes brasileiros deveriam ter um pouco mais de amor próprio e parar de cair nessa estratégia capitalista dos europeus. Afinal, com toda a sinceridade, os jogadores oferecidos não estão assim tão no auge pra valer toda essa grana. E a situação econômica do nosso País também não está tão boa assim para se gastar tanto. Até porque depois pode faltar lá na frente, certo?

Desculpem, mas se estiver errado o tempo vai me dizer.


Um grande exemplo de Natal
Comentários 35

Neto

Quando criança eu valorizava muito mais meus sonhos do que minha realidade. Isso porque meu pai, apesar de militar trabalhador, não conseguia ter dinheiro para proporcionar um Natal recheado de presentes para mim e meus irmãos. Ainda assim posso dizer que era feliz. Sempre alimentando o tal sonho. E esse vídeo maravilhoso produzido pela SantosTV é uma prova de que todo sonho pode sim se tornar realidade. Parabéns ao menino Luiz Miguel, ao Neymar e todos os envolvidos por mostrar o legítimo espírito natalino. FELIZ NATAL DE CORAÇÃO!!!

Tags : natal


Contratar Riquelme agora é roubada!
Comentários 87

Neto

Claro que não dá pra comparar os Marcos Assunção e Riquelme. Os dois jogam em posições diferentes e construíram carreiras bem distintas. Mas o que realmente me incomoda é a filosofia de pensamento da diretoria do Palmeiras. Vejam só, eles estão travando a renovação contratual do volante por considerá-lo um jogador de idade avançada e que não marca ninguém. Segundo a opinião dos próprios cartolas, o principal meio-campista do clube nas últimas temporadas é apenas um jogador de bolas paradas. Pois bem, não vou contestar isso tudo. Só que o principal foco de todos no Palestra para 2013 é o argentino Riquelme, que assim como o Assunção é um atleta veterano, que não marca ninguém e se destaca nas cobranças de faltas. É brincadeira???

Argentino interessa Palmeiras e Flamengo

Não dá pra negar que o gringo é mais genial na armação das jogadas. Mas esse mesmo cara que viria para o Corinthians em 2010 (estava com pré-contrato assinado e tudo) perdeu um pouco do fôlego nesse período. Pra se ter ideia não se tem notícia que tenha jogado bola desde que perdeu com o Boca a final da Libertadores em julho. E mais! A pedida salarial dele é algo astronômico. Muita grana para um clube que quer se reestruturar após um rebaixamento dolorido no Brasileirão.

A mesma coisa cabe para o Flamengo, que foi outro a cogitar a contratação do Riquelme. E no Rio sinceramente tenho minhas dúvidas  quanto ao comprometimento desse rapaz. Até porque se o argentino se empolgar com o clima carioca, pode esquecer futebol. Por isso não tenho dúvidas em afirmar que é roubada contratar Riquelme nesse momento. Até porque se for fazer uma conta básica do alto custo do atleta com o futebol disponível para o momento, fica no negativo. Vamos acordar pessoal!

Tags : Riquelme


Perigo de desmanche no Timão?
Comentários 132

Neto

Entra ano e sai ano e toda equipe que faz sucesso no futebol brasileiro fica ameaçada de desmanche no final da temporada. Ainda mais com o título mundial, né? Pois é, esse pode ser o caso do Corinthians. Apesar da diretoria negar será muito difícil manter dos os jogadores até o final de 2013. O artilheiro Guerrero, por exemplo, herói dos dois jogos no Japão, mal chegou ao Brasil e já tem sondagens milionárias de clubes europeus. Dependendo da proposta, seria uma loucura não liberá-lo.

Guerrero tem propostas para voltar à Europa

Outro nome muito assediado é o do volante Paulinho. O Manchester City está disposto a injetar uma baita grana para levá-lo ao futebol inglês. Agora que o Corinthians comprou praticamente todos os direitos do jogador, é bem provável que seja negociado. A meta é mantê-lo pelo menos até o final da próxima Libertadores. O mesmo pode acontecer com o goleiro Cássio, que ganhou muito destaque na mídia internacional pela fantástica atuação contra o Chelsea na final.

Os reservas, então, podem sair de rodo. O gringo Martinez, insatisfeito com a reserva no Timão, já teria proposta de vários clubes da Argentina. Entre eles Boca Juniors e River Plate. Ele quer sair. Mas os dirigentes corintianos disseram que só liberam com a venda definitiva. Nada de empréstimo. O peruano Ramirez também tem mercado e não pretende ficar. Até o experiente zagueiro Anderson Polga, que mal chegou ao clube, já pode voltar à Europa.

Vamos ver o planejamento que estão traçando para o Corinthians. É fundamental a permanência de pelo menos a base da equipe campeã do mundo. E tenho certeza que por tudo que fizeram até aqui, nessa diretoria dá pra confiar.