Blog do Neto

Arquivo : maio 2013

A diferença dos grandes jogadores
Comentários Comente

Neto

Qualidade técnica é um dom que Deus dá pra poucos. Mas capacidade pra aliar técnica e poder de decisão é algo mais raro ainda. O que vi o goleiro Victor fazer nesta quinta-feira é algo grandioso. Digno dos grandes jogadores. Digno de heróis. Graças a ele o Atlético/MG eliminou o Tijuana e garantiu vaga na semifinal da Libertadores. E para os que estão falando que o cara se adiantou, um sonoro DANE-SE! Não tenho sangue de barata. Primeiro porque nem achei que se adiantou. De repente tirou o pé da linha. Segundo que perto da picaretagem que a arbitragem tem feito com os clubes brasileiros nessa competição, isso é fichinha. Parabéns Galo!!! Acompanhem o lance com a narração vibrante do amigo Milton Leite!


Se cuida Galo! Estão metendo a mão nos clubes brasileiros!!!
Comentários Comente

Neto

O Olímpia vence Flu com pênalti inexistente

Nunca fiquei atrás do muro em nada na minha vida. Se é pra falar, não me escondo. O que a Conmebol está fazendo com essa edição da Libertadores é uma vergonha. Com arbitragens totalmente discutíveis os caras estão arrebentando com os times brasileiros. Todos foram prejudicados até aqui. Nesta quarta-feira foi a vez do juizão assaltar o Fluminense dando um pênalti completamente inexistente para o Olímpia do Paraguai. Pelo amor de Deus! O zagueirão nem encosta no cara.

E aquele Corinthians x Boca? Precisa falar? Tá louco! Coisa mais armada impossível! O tal do Amarilla e seus auxiliares tiraram sarro dos quase 40 mil corintianos presentes no Pacaembu. Erraram de tudo quanto era jeito. Mesma coisa fizeram com o Palmeiras no jogo contra o Tijuana lá no México. O que foi aquele pênalti no Wesley? Até meu cachorro viu e latiu! Vale lembrar também que esses mesmos caras puniram o Luis Fabiano com quatro jogos de suspensão. Isso porque ele reclamou do apito. Brincadeira, né? Mas nem que ele tivesse xingado a mãe do cara valeria tanto tempo.

E mais, o José Maria Marín não é o presidente da CBF??? Pois então, ele tem que brigar pelos seus afiliados. Até agora não vi nenhum dirigente da Confederação falando sobre isso. Todo mundo está ignorando essas lambanças. Um verdadeiro absurdo!

Apesar de achar que esse campeonato está na gaveta, vou torcer para o Galo. Sinceramente. Até para detonar com toda essa palhaçada da Conmebol.


Pitacos – Tricolor goleia Vasco, Timão só empata em Goiás e Flu fora da Libertadores
Comentários Comente

Neto

A segunda rodada do Brasileirão começou a tarde com o empate entre Cruzeiro e Atlético/PR. Pelo futebol apresentado acabou sendo justo. Mas os paranaenses, que abriram 2 a 0, vacilaram feio ao permitir o empate dentro de casa. Mais tarde o Botafogo, campeão carioca, comprovou sua boa fase e venceu a primeira no campeonato. A vítima foi o Santos, que sem o Neymar está ficando uma baba. Tá na hora de contratar, hein diretoria???

Por falar em baba, esse Vasco não honra nem de longe as tradições cruz-maltinas. Levou um passeio do Tricolor com show de Luis Fabiano, que marcou duas vezes (ou melhor, quase três). A goleada de 5 a 1 deixou o torcedor do Vasco preocupado. Desse jeito vai ficar difícil. Já os comandados do Ney Franco vencem mais uma e lideram nesse início de competição. Se o Fabuloso engrenar vai ficar ruim para os adversários, viu?

A Ponte Preta, que também beliscou o título do interior de São Paulo nessa temporada, apresentou o futebol eficiente de sempre e venceu o Flamengo fora de casa. A sempre competitiva Macaca vai tirar pontos preciosos de alguns clubes grandes. Em contrapartida esse time rubro-negro está mal demais! Foi um fiasco no Estadual. Agora mais uma vez apresenta um futebol medíocre. Assim não dá, né?

No Serra Dourada o Corinthians mais uma vez tropeçou e só empatou. O Goiás fez um primeiro tempo muito superior e saiu na frente do placar. Vacilada feia da defesa alvinegra em um escanteio. Mas na etapa complementar as coisas até deram uma equilibrada. Tanto é que o Timão perdeu uns gols feitos (o que foi aquele lance do Pato! Brincadeira?). Mas tanto bateu até que Guilherme deixou tudo igual no finalzinho. Esse time do Tite, valorizado pelas conquistas recentes, anda praticando um futebolzinho bem meia-boca.

Pra completar os jogos dessa quarta-feira ainda tivemos o empate sem gols de Bahia x Coritiba e o excelente resultado do Vitória pra cima do Náutico. Um placar de 3 a 0 em Recife não é pra qualquer um. Aquele tal de Max Biancucchi, que dizem ser primo do Messi, fez dois. É mole???

Libertadores: Quando o Abel disse em entrevista que aquela partida contra o Olímpia não tinha nada de jogo da vida do Fluminense já fiquei preocupado. Afinal não me parecia ser o Abel Braga aguerrido de sempre. Pelo amor de Deus! Aquele teria de ser sim o jogo mais importante da história do time das Laranjeiras, que nunca conquistou a competição. Até saíram na frente dos paraguaios com o gol do Rhayner. Mas depois levaram a virada e estão fora. Que coisa! Esperava mais desse time e principalmente da postura do treinador.

Agora é só o Galo na pista! Vamos torcer!!!

Tags : pitacos


Agora vai Pato, sem tiriça!
Comentários Comente

Neto

Apesar da reserva, Pato é um dos artilheiros do Timão na temporada com 7 gols

Quem me acompanha na TV e nas minhas mídias sociais sabe o quanto sou defensor do Alexandre Pato. Desde quando ele começou no Internacional sempre disse que ele tinha potencial para ser um dos maiores atacantes brasileiros de todos os tempos. Muito gente me criticou, mas sinceramente acho que ele dispõe de mais recursos que o Neymar. Afinal é um jogador rápido, técnico, bate com as duas pernas e cabeceia com qualidade.

Só que é o seguinte, né? Tá na hora do cara jogar e comprovar tudo isso que a gente fala. Ficar nessa resenha mole que respeita o treinador e os companheiros é muito bonita. Diria até politicamente correta demais. Mas espera um pouco, o sujeito chegou como estrela contratado por milhões e milhões de euros. E até está rendendo um futebol satisfatório quando entra em campo. Só que joga pouco. Poxa vida! Põe o “p…” na mesa! Precisa agir às vezes. Se impor. Ainda mais porque até minha vó em São José do Rio Pardo vê que o cara precisa estar entre os 11 titulares. Só o Tite que não. Talvez nessa mania de querer ser bonzinho com todo mundo. Vai saber…

Agora o Guerrero ficou gripado e depois vai defender a Seleção do Peru pelas Eliminatórias da Copa. O que abre uma vaga no comando do ataque corintiano para os próximos três jogos (pelo menos!). Portanto está mais do que na hora do Pato entrar em campo e arrebentar. Não a perna, diga-se de passagem. Arrebentar com o jogo fazendo gols e atuando bem. Essa é a expectativa do torcedor alvinegro. E chega de tiriça, pelo amor de Deus!


No Barça o Neymar vai precisar comer muito arroz com feijão!
Comentários Comente

Neto

Romário arrebentou no Barça nos anos 90

A transferência milionária do Neymar para o Barcelona é o assunto do momento. E assim será nas próximas semanas. Inevitável. E o ex-santista será muito cobrado a cada atuação. A expectativa dos espanhóis e também de nós brasileiros é que ele no mínimo faça jornadas parecidas com a de outros brasileiros que brilharam no clube catalão. O primeiro deles foi Evaristo de Macedo, que depois se tornou treinador. Fez 78 gols em 114 jogos entre 1957 e 62. Até hoje é o brasileiro com mais gols pelo Barça.

No final da década de 90 o atacante Sonny Anderson brilhou com 71 gols em 110 partidas. O ex-santista Giovanni também conquistou muitos títulos por lá. Edmílson, Sylvinho e Beletti também foram bem. O último até está imortalizado com o gol do título da Liga dos Campeões da temporada 2005/2006. Mas show mesmo deram os quatro ‘erres’. Romário, Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho fizeram muitos gols e deixaram um legado importante na história do Barcelona. Sempre serão lembrados como ídolos. Com a camisa azul-grená todos foram eleitos melhores jogadores do planeta pela Fifa. É mole ou querem mais???

E Neymar? Será que ele vai superar os números e alcançará o grau de idolatria de todos esses caras? Vale lembrar que vários outros brasileiros considerados craques foram para a Europa e não deram tão certo. Pelo esquema tático ofensivo e companheiros de equipe tudo leva a crer que o ex-camisa 11 do Peixe vai arrebentar. Mas pra mim ele vai ter de começar do zero. Vai precisar construir uma história. Ou seja, terá que comer muito arroz e feijão para atingir esse nível de excelência.


Quando garoto, Neymar quase foi parar no Real Madrid
Comentários Comente

Neto

Veja só como são as coisas! Hoje jogador do Barcelona, o atacante Neymar, quando tinha 13 para 14 anos quase foi para no Real Madrid. O clube merengue chegou a manter contato bem próximo com pai do jogador e o Wágner Ribeiro, empresário dele. Na época o Robinho ainda estava por lá. O menino viu de perto o Zidane no estádio Santiago Bernabeu. Vejam só essa matéria feita pelo repórter Júlio Gomes, que na ocasião era correspondente da TV Bandeirantes na Europa. A cara de menino do ex-santista é sensacional!

 

Tags : Neymar


Corinthians não liberou Romarinho para futebol ucraniano
Comentários Comente

Neto

Atacante tem proposta do futebol da Ucrânia

É impressionante como o futebol mudou economicamente de uns tempos para cá. Sobretudo nos principais clubes do País. Se antes qualquer proposta estrangeira levava nossas principais estrelas, hoje tem sido muito mais difícil para os gringos contratarem nossos jogadores. Vejam o caso do Corinthians, que tem feito uma força danada para manter a base campeã da Libertadores. Em tese já era para o Paulinho ter deixado o time. Afinal poucos atletas estão tão valorizados como ele. Mas a diretoria vem segurando a bronca.

Outro caso é o Romarinho. Disseram há alguns dias que ele poderia ir ao futebol alemão. Mas a proposta pra valer mesmo (à vista) partiu do Shakthar Donetsky. Os ucranianos ofereceram 10 milhões de euros pelo jogador. Como o Timão tem apenas 40% dos direitos do atleta, a diretoria considerou os números insatisfatórios.

Particularmente acho que o Corinthians perdeu um baita negócio. Até porque além de não ter investido nem 20% desse valor quando o tirou do Bragantino, não sabe se terá outra proposta assim em breve. E olha que o clube está precisando de dinheiro, viu?

Tags : Romarinho


Pitacos – Neymar se despede com empate e Tricolor estreia com vitória
Comentários Comente

Neto

Começo meus primeiros ‘Pitacos’ do Brasileirão 2013 com os empates de Corinthians x Botafogo e Vitória x Inter. No Pacaembu o Timão por pouco não estreia com derrota. Jogou muito aquém do que poderia render e o Seedorf só pra variar arrebentou em favor dos cariocas. Não fossem os gols do Paulinho e a equipe do Tite ia penar nesses últimos jogos, viu? Já na Bahia o Vitória até começou bem e deu a entender que estrearia com um bom resultado nesse campeonato. Mas depois a equipe gaúcha se recuperou e empatou a partida. Grande atuação do uruguaio Forlán!

No clássico luso-brasileiro o Vasco se deu melhor e venceu a Portuguesa. Dois times que estão bem enfraquecidos tecnicamente. A Lusa se não buscar reforços está ameaçada de rebaixamento logo de cara.

No domingão o Grêmio largou com vitória. Dois a zero pra cima do Náutico. Muita gente subestima o trabalho do técnico Luxemburgo. Mas nesses campeonatos por pontos corridos ele ainda é muito bom. Sabe planejar equipes como poucos no País. De volta à elite, o Criciúma bateu no Bahia, que também está uma baba nesta temporada. O Vadão começou muito bem o trabalho no único representante do Estado de Santa Catarina na primeira divisão.

Em Campinas vi de perto a excelente vitória do São Paulo pra cima da Ponte Preta. O Tricolor não apresentou um futebol vistoso, mas fez o resultado que é sempre difícil contra a Macaca no Moisés Lucarelli. O destaque pra mim foi o Jadson. Jogou muito e fez a diferença! O mesmo infelizmente não se pôde falar do Neymar, que se despediu do Santos frente ao Flamengo em Brasília. Pra dizer bem a verdade a partida foi fraquinha do ponto de vista técnico. Cada lance bizarro. Nem de longe honrou uma despedida de um grande jogador. Aliás ficou evidente que o agora ex-camisa 11 do Peixe estava se poupando nas jogadas. O menino até chorou no começo. Querem saber? Ele que busque a felicidade dele. Agora, convenhamos, a diretoria santista tem que contratar. Até porque sem o Neymar o Santos fica bem comum.

Mais tarde o Cruzeiro aplicou uma baita goleada pra cima do Goiás. Ainda tivemos a vitória do Flu, atual campeão, pra cima do Atlético/PR. Será que o time das Laranjeiras fica com o Bi? Pra fechar ainda teve a surpreendente vitória do Coxa pra cima do Galo. Surpreendente porque os mineiros estão arrebentando no semestre. Mas que o time do Alex e do Deivid tem qualidade, ah isso tem!

Tags : pitacos


O que acontece com o ataque do Corinthians?
Comentários Comente

Neto

Guerrero é o artilheiro do Corinthians em 2013 com 12 gols

Apesar do título do Paulistão algo vem incomodando o técnico Tite. O jejum que vem sofrendo os atacantes do Corinthians é algo totalmente incomum pelo que eles vinham produzindo. Vejam só, depois da goleada (4 x 0) contra a Ponte Preta pelas quartas-de-final do Estadual, os jogadores de frente não balançaram mais as redes. Mera coincidência? Pode até ser, mas é fato que a partir daí começou a instabilidade técnica da equipe. De lá pra cá foram cinco gols em seis jogos. Desses seis apenas uma vitória. Muito pouco para um setor tão valorizado. Não à toa nunca se falou tanto da competência dos volantes. Também, né? O Paulinho vem fazendo gols em todos os jogos.

O Paolo Guerrero, por exemplo, que é o artilheiro do Timão na temporada com 12 gols, está vivendo o maior período sem marcar desde que vestiu a camisa alvinegra pela primeiro vez. Já são seis partidas em branco. Mesmo número de Emerson, Romarinho e do reserva Pato, que também fizeram contra a Macaca.

E a pergunta que cabe nesse momento e que pelo visto nem o treinador sabe responder é: o que estaria acontecendo com os atacantes corintianos? Seria excesso de confiança ou deficiência técnica? Se pudesse fazer uma observação diria que os atacantes brecaram depois que o Romarinho virou titular. Gosto dele, mas a equipe estava mais encaixada taticamente com o Renato Augusto. De repente vale testar o Pato começando entre os 11. Sei lá, isso são palpites. O Tite que se vire. Só que do jeito que está não dá pra ficar.


Palmeiras: futebol pragmático pensando no futuro
Comentários Comente

Neto

Tiago Real fez o único gol da vitória alviverde

Sei que sou muito crítico com as coisas do futebol. Quando não gosto de algum time ou de alguma situação costumo descer a lenha. Neste sábado, por exemplo, não fiquei admirado com o futebol apresentado pelo Palmeiras contra o fraco Atlético/GO. É claro que não só eu como boa parte da torcida esperava mais nessa estreia da Série B. Mas a gente tem que reconhecer que começar com vitória é sempre positivo. Sobretudo para um grupo de jogadores tão contestados como esse do Verdão.

E é esse futebol pragmático de resultado que o time do Gilson Kleina deverá apresentar ao longo desse restante de temporada. Não esperem muito mais que isso. Afinal quem imagina uma goleada com um ataque com Kléber e Vinícius? É brincadeira, né? E não é nem menosprezando os moleques, que até são esforçados. Mas a verdade é que nem eles, nem boa parte do elenco tem qualidade técnica para vestir uma camisa tão forte e tradicional como a do Palmeiras. Mas não há grana. Fazer o que?

Gosto do trabalho dessa diretoria e da comissão técnica. O objetivo desde o início do ano era sim retornar à elite do futebol. Todos estão abraçando a causa. Até porque 2014 é o centenário do clube e inauguração da nova e maravilhosa arena. Tem tudo para os áureos tempos surgirem novamente no Palestra. Brotar grana. Basta paciência e aceitar o atual futebol meia-boca da equipe.