Blog do Neto

Arquivo : abril 2013

Cobrar por autógrafo é o fim da bola!
Comentários Comente

Neto

Assinatura de Neymar na camisa do Peixe

É bom que se diga que nunca questionei a capacidade do Neymar como jogador de futebol. Tecnicamente ele é fora-de-série! Acho que isso pouca gente discute. Mas às vezes o garoto santista pisa no tomate, viu? Andei lendo que ele vai começar a cobrar dinheiro por autógrafo. Só pode ser piada! No início pensei que estava bêbado, mas lembrei que não coloco uma gota de álcool na boca há mais de uma década. Desde que minha filha nasceu. Mas era aquilo mesmo! Ele fez um acordo com uns gringos aí e cobraria até R$ 119,99 por assinatura. É brincadeira???

Ou nasci no tempo errado ou a boleirada da minha época era mais comprometida com o torcedor. Não consigo imaginar monstros sagrados como Romário, Taffarel, Renato Gaúcho e tantos outros ídolos cobrando por autógrafo. Que isso! Você assinar na camisa de um fã é um orgulho. O reconhecimento de um trabalho. Não deve nem pode ser tratado como interesse comercial. Pra falar a verdade é vergonhoso. O Neymar, que sempre é tão bem cercado por assessores (e principalmente pelo pai), deveria ter se dado conta disso.

Vai ter gente falando que nessa barca também estão o português Cristiano Ronaldo e o argentino Messi. Se não me engano até o tenista Rafael Nadal está nessa. Pra mim nenhum deles merece o sucesso que tem. Na boa. Podem me criticar. Mas ter um fã é algo sagrado, maravilhoso, e deveria ser valorizado. Não explorado!

Ah, e pior, o autógrafo ainda é digital. Para vai!


Ramirez e William podem reforçar Palmeiras na Série B
Comentários Comente

Neto

William fez 11 gols pela Ponte nesse Paulistão

Antes mesmo da eliminação precoce no Estadual e até reconhecendo a deficiência técnica da equipe, a diretoria do Verdão já estava atrás de novos jogadores para a disputa do Brasileirão da Série B. O primeiro nome da lista é o do meio-campista peruano Ramirez, campeão da Libertadores e do Mundial com o arquirrival Corinthians no ano passado. Atuando por empréstimo na Ponte Preta seus direitos federativos ainda pertencem ao Timão, que, dependendo do acordo, não veria problemas em liberá-lo. Esse gringo por sinal foi muito mal aproveitado pelo Tite. É bom que se diga também que isso aconteceu muito em função do excesso de qualidade no setor corintiano.

Outro jogador da Macaca que o Verdão tem interesse e negocia é o atacante William. Ele fez 11 gols no Paulistão, apenas um a menos que o artilheiro Neymar. Apesar da irregularidade na carreira, trata-se de um menino que sabe fazer gols. Dá de 10 a 0 em muitos jogadores que o Gilson Kleina tem a disposição. As partes já conversam e qualquer acordo deve ser definido nas próximas semanas.

Acredito que se concretizasse seriam duas ótimas contratações. Bem melhores que aqueles pés-de-rato que o Felipão cansou de trazer e que de nada acrescentaram ao clube. Aliás, o que andaram gastando de dinheiro em vão no Palestra é uma grandeza. Parabéns ao Paulo Nobre, que começou a fazer um planejamento com coerência e inteligência.


Pitacos – Timão passa fácil e Tricolor pena para alcançar semifinal
Comentários Comente

Neto

Começo meus ‘Pitacos’ valorizando a grande classificação do Mogi Mirim para a próxima fase do Paulistão. Em casa arrebentou com o Botafogo/SP na goleada por 6 a 0. E o Santos que não fique esperto, viu! Se jogar a bolinha que mostrou no clássico de sábado perde para o Sapão, que, por sinal, vai atuar mais uma vez dentro de casa. Portanto os santistas não terão a força do alçapão da Vila.

Antes da partida todo mundo (inclusive eu!) achava que o Corinthians teria sérias dificuldades para eliminar a Ponte Preta, que até então tinha perdido apenas uma partida no Paulistão. Pois é, mas foi um passeio em pleno Moisés Lucarelli. O Tite foi inteligente marcando as principais jogadas ofensivas da Macaca e lançou o time dele pra frente. Só achei errado ele ter deixado o Pato no banco. Esse moleque não é jogador pra ser reserva, com todo respeito aos demais. Joga muita bola! Tanto que entrou no segundo tempo e marcou mais uma vez. Por sinal um baita golaço! É bom que se diga também que não foi pênalti no Emerson, no lance do terceiro gol. O árbitro se equivocou. Mas isso não tira o brilhantismo da vitória corintiana e porque não da campanha do time de Campinas. E tem gente falando que foi vingança do ano passado, para vai! Conversinha mole!

E o adversário do Corinthians será o já esperado São Paulo. Digo já esperado porque parecia que seria fácil a partida contra o Penapolense. Mas que dureza, hein? O time do Ney Franco penou e teve de suar sangue para se classificar. O resultado só saiu graças ao gol contra o defensor. Mas ainda assim fiquei muito contente com a equipe do interior. Foi um rival a altura e vendeu caro a derrota. Já o Tricolor está difícil de conseguir empolgar a torcida, mas é bom lembrar que terminou a primeira fase na liderança geral e tem uma baita tradição. Vai ser um clássico ‘Majestoso’ sensacional nessa semifinal!

 

Tags : pitacos


Peixe de futebol medíocre elimina Palmeiras e leva vaga às semifinais
Comentários Comente

Neto

Henrique marcou o apagado craque Neymar

Quando o árbitro Guilherme Ceretta apitou o início do clássico deste sábado na Vila Belmiro já deu pra perceber visivelmente uma iniciativa maior do Palmeiras. Comentando pela Rádio Bandeirantes fiquei pasmo em ver a mudança de postura do sempre ofensivo time do Santos. E o mais impressionante é que o Verdão entrou em campo com 4 volantes, hein? Mas ainda assim o Peixe saiu na frente com o gol do Cícero e ficou assim durante boa parte dos 90 minutos. Na base da raça o time do Gilson Kleina empatou no final com o Kléber.

Fica a discussão se faltou ousadia para o comandante do Palmeiras? Talvez. Mas é bom que se diga que ele tem uma equipe limitada tecnicamente nas mãos. Fato é que o Santos, jogando mal demais e sem merecimento, levou a vaga para as semifinais nos pênaltis. O Neymar passou em branco. Bem aquém do que pode render. O Montillo? Pelo amor de Deus! Uma nhaca monstra! Tem torcedor santista que vai elogiá-lo fisicamente, dizendo que corre o jogo todo. Poxa vida! Então vai correr maratona! Gastaram uma baita grana para ele desequilibrar com qualidade técnica. Físico qualquer volante cabeça de bagre tem hoje em dia.

Os santistas podem entrar aqui para me xingar. Não tem problema algum. Mas a verdade é que todo mundo que tenha assistido a partida da Vila percebeu um Peixe de futebol medíocre. Longe daquele que encantou o País há alguns anos. Houve desmanche de lá pra cá? Pode ser que sim. O Neymar está com a cabeça na Europa? Talvez. Fato é que com essa bolinha pequena o time do Muricy não chega na final. Me cobrem depois!

Já do Palmeiras, o que posso dizer? Eliminação prevista e certamente assimilada e esperada pelo torcedor.


Quem deveria ser o goleiro da Seleção? Minha opinião eu não mudo
Comentários Comente

Neto

Nesse dia do goleiro não poderíamos deixar de abrir a discussão sobre quem deveria ser o camisa 1 da Seleção Brasileira. Nessa fase entre Mano e Felipão, alguns deles foram testados. Acho que os dois que estão em melhor fase no momento são o Diego Cavalieri do Fluminense e o Jefferson do Botafogo. Ainda assim vejo muito potencial no corintiano Cássio. Mas minha opinião eu não mudo. Ele pode estar tomando uns frangos por aí, mas vejo o Rogério Ceni com totais condições de vestir a camisa brasileira no Mundial do Brasil. Ele é a liderança e a experiência que falta para comandar o sistema defensivo dessa equipe jovem e bagunçada. Poxa vida! O italiano Dino Zoff jogou a Copa de 82 com 40 anos.  O holandês Van der Sar também brilhou entre os laranjas com mais de quatro décadas de vida. Porque não o Ceni? Só sou contra a permanência do Júlio César. E pelo visto não sou só eu não!


Tenta o Zé Roberto, Felipão! Vai que dá certo!
Comentários Comente

Neto

Meia vem sendo o principal destaque do Grêmio na temporada

Concordo com muita gente que diz que a nossa Seleção Brasileira atual vem sofrendo por não tido herança de outras gerações de craques. Afinal de contas Adriano parou de jogar precocemente e Kaká e Ronaldinho não conseguiram dar sequência ao bom trabalho com a camisa verde-amarela. Pois bem, outro dia fiquei me perguntando quem seria um jogador experiente que poderia organizar essa juvenilzada. Na minha cabeça só veio o nome do Zé Roberto. Poxa vida! Esse cara está arrebentando com a camisa do Grêmio. Pra mim inclusive é o melhor meio-campista brasileiro em atividade.

Algum corneteiro vai falar: “Que nada! O cara vai fazer 40 anos e não tem condições de jogar a Copa”. Será? É verdade que o tempo passou, mas se o cara está jogando em alto nível, quando o problema da idade avançada? Sinceramente não vejo nenhum. Muito pelo contrário. Os anos de futebol vividos por ele certamente poderiam ajudar na produtividade de moleques importantes como Neymar, Oscar e Pato.

Se o Felipão vem dando oportunidades para Ronaldinho e Kaká, porque não testar o Zé Roberto. Vai que dá certo, hein? Diga-se de passagem sou muito mais ele velhinho voando em campo do que esse monte de moleque correndo na ‘nhaca’ danada. Hoje em dia tem jogador de 19 anos que anda em campo parecendo carregar um saco de cimento nas costas. Tá louco!


Futebol alemão prova que não é só dinheiro que traz vitórias
Comentários Comente

Neto

Artilheiro Lewandowski fez quatro gols na vitoria contra o Real Madrid

Nunca neguei minha admiração pelo futebol alemão. Lembro que os caras cansaram de chegar em finais de Copa do Mundo. Venceram três com autoridade. A última foi em 1990, naquele esquadrão de Matthaus e Klinsmann. De lá pra cá, mesmo sofrendo com uma entressafra de craques, eles chegaram ao vice-campeonato de 2002 e ao terceiro lugar por duas vezes consecutivas nos dois últimos mundiais.

Ainda assim sempre ouvi gente falando: “A Seleção é forte, mas os clubes não!”. Pois é, a Liga dos Campeões desse ano tem provado justamente o contrário. Bayern de Munique e Borussia Dortmund literalmente massacraram os favoritos Barcelona e Real Madrid, respectivamente. Os dois espanhóis, potências em qualidade técnica e grana no bolso, não resistiram ao tático e eficiente futebol alemão. Dificilmente vão conseguir virar os placares. Portanto é quase certo que a grande decisão seja disputada por alemães. E querem saber? Acho demais! Olha que o Bayern ainda sempre entre com equipes competitivas. Foi vice no ano passado. Mas O Borussia pra mim foi novidade. Surpreendeu. Tem uma das equipes mais baratas da competição. Pelo menos entre as grandes potências.

Enquanto os merengues gastam rios de dinheiro para manter uma linha de frente com Benzema, Di Maria, Higuaín e Cristiano Ronaldo, o Borussia conta no elenco com o polonês Lewandowski, que fez quatro gols no jogo, e não ganha metade desses jogadores “galácticos”. É brincadeira?

É lógico que ter dinheiro para a montagem de um elenco é importante. Diria fundamental. Só que mais importante que ter bons jogadores é ter uma boa equipe. Um bom treinador que saiba implantar uma boa tática. E o futebol alemão sempre foi nota 10 nesse quesito.


Cadê o orgulho e respeito pela Seleção?
Comentários Comente

Neto

Felipão demonstrou mau humor na coletiva em BH

Na véspera do último amistoso antes da Copa das Confederações, a Seleção treinou no novo Mineirão, palco do jogo contra o Chile nesta quarta-feira. E posso falar a verdade? Além de não agradar dentro de campo, esses caras também estão deixando muito a desejar nos bastidores. Poxa vida! A maioria dos jogadores se apresentou mal vestido. Uns usavam bonés. Outros correntões de ouro. Teve até tênis colorido. Que isso! Cadê o respeito pela Seleção? No meu tempo obrigavam usar terno. Padronizavam. Ficava elegante e agradável.

Coincidência ou não a recepção dos caras em Belo Horizonte praticamente inexistiu. Meia dúzia de gatos pingados viu um desfile de prepotência da boleirada. Fico com a impressão que tem cara ali jogando mais por obrigação que por orgulho. Principalmente aqueles mais estrelas, como Ronaldinho e Neymar. Pra piorar observei um Felipão extremamente mal humorado na entrevista coletiva.

“Não estou aqui para agradar ninguém!”, soltou o treinador. Só pode ser brincadeira, né? Claro que tem que agradar o povo! Não é porque o cara foi campeão mundial há mais de uma década que o telhado dele virou de concreto. A partir do momento que assumiu a bronca, tem que ser cobrado como técnico da Seleção Brasileira. Uma coisa não compensa a outra. Durante o papo com os jornalistas ele ficou lá, de cara fechada, respondendo meio atravessado. Tá louco!

Se a situação está assim para um jogo amistoso contra o Chile, fico imaginando o que aconteceria em uma semifinal contra a Alemanha. Pelo amor de Deus! Aí os caras vão querer matar alguém.

Juro que vou sempre torcer pelo sucesso da Seleção. Mas tenho a sensação que pouca coisa mudou do início do trabalho do Mano para cá. Uma mudança de postura no comportamento extra-campo ajudaria bastante.

Em tempo: É claro que se a equipe do Felipão entrar em campo, jogar bola pra valer e ganhar a Copa, serei o primeiro a calar a boca. Mas obviamente que sentir orgulho e tratar a Seleção com respeito nunca é demais.


Caos bugrino! Até quando, hein Amoroso?
Comentários Comente

Neto

Aproveitei os bastidores do programa ‘Os Donos da Bola’ da Band para bater um papo com meu amigo Amoroso sobre a crise que vive o Guarani de Campinas. Um dos mais tradicionais clubes do interior, campeão do Brasileirão de 78, está há muitos anos passando por um péssimo momento financeiro e administrativo. Não à toa entra ano e sai ano coleciona rebaixamentos. Tristeza para a torcida bugrina, que sempre teve muita força pelos estádio do País. O que fazer? Difícil dizer. Fato é que os dirigentes precisam começar a andar com a calculadora na mão e honestidade na alma.


Seguem minhas dúvidas sobre a adaptação do Neymar na Europa
Comentários Comente

Neto

Santista passa mais tempo deitado que em pé

Estava neste domingo acompanhando o empate entre Liverpool e Chelsea e fiquei com sérias dúvidas quanto a adaptação do Neymar ao estilo do futebol europeu. Tudo bem que provavelmente o craque santista vai jogar no Barcelona e o jogo em questão era do campeonato inglês, mas pouco importa. O futebol de lá não tem espaço para jogador fraco fisicamente e muito menos malandro. Portanto, essa prática do brasileiro de ficar caindo no gramado vai conduzi-lo para um dos dois caminhos: ou vão entupi-lo de suplemento para deixá-lo forte ou não ele nem será escalado. Essa é a grande verdade.

Podem ficar bravos comigo. Não tô nem aí. Quando vejo pela TV o Oscar e o Hazard (ambos do Chelsea), que também são magrinhos, levando botinada e mesmo assim ficando em pé, me faz ter sérias dúvidas se o problema do Neymar é só o físico como muitos especialistas dizem. Pra mim as quedas constantes estão relacionadas ao estilo de jogo do cara. Talvez até como auto-proteção. Vai saber! O próprio Messi apanha que nem gente grande nos jogos do Barça e mesmo assim se mantém de pé.

Tem uma cambada de Zé Ruela por aí que acha que fico de perseguição com o Neymar. Não tem nada disso! Sou fã desse menino, que tecnicamente é um dos melhores jogadores do planeta. Ele só precisa mudar um pouco o estilo de jogo para brilhar mundo afora. E vou torcer sinceramente para que isso aconteça.

Tags : Neymar