Blog do Neto

Cobrar por autógrafo é o fim da bola!

Neto

Assinatura de Neymar na camisa do Peixe

É bom que se diga que nunca questionei a capacidade do Neymar como jogador de futebol. Tecnicamente ele é fora-de-série! Acho que isso pouca gente discute. Mas às vezes o garoto santista pisa no tomate, viu? Andei lendo que ele vai começar a cobrar dinheiro por autógrafo. Só pode ser piada! No início pensei que estava bêbado, mas lembrei que não coloco uma gota de álcool na boca há mais de uma década. Desde que minha filha nasceu. Mas era aquilo mesmo! Ele fez um acordo com uns gringos aí e cobraria até R$ 119,99 por assinatura. É brincadeira???

Ou nasci no tempo errado ou a boleirada da minha época era mais comprometida com o torcedor. Não consigo imaginar monstros sagrados como Romário, Taffarel, Renato Gaúcho e tantos outros ídolos cobrando por autógrafo. Que isso! Você assinar na camisa de um fã é um orgulho. O reconhecimento de um trabalho. Não deve nem pode ser tratado como interesse comercial. Pra falar a verdade é vergonhoso. O Neymar, que sempre é tão bem cercado por assessores (e principalmente pelo pai), deveria ter se dado conta disso.

Vai ter gente falando que nessa barca também estão o português Cristiano Ronaldo e o argentino Messi. Se não me engano até o tenista Rafael Nadal está nessa. Pra mim nenhum deles merece o sucesso que tem. Na boa. Podem me criticar. Mas ter um fã é algo sagrado, maravilhoso, e deveria ser valorizado. Não explorado!

Ah, e pior, o autógrafo ainda é digital. Para vai!