Blog do Neto

Arquivo : setembro 2013

Tite: ou age ou sai da moita!
Comentários Comente

Neto

Tite conversa com o elenco em treino no CT

Sempre exaltei o Tite como um dos maiores técnicos do futebol brasileiro. Ele sabe como poucos unir a capacidade técnicas dos atletas à tática de uma equipe. Mas após quase três anos no comando do Corinthians as coisas não andam nada bem. Ficar oito jogos sem vitórias só indica que definitivamente ele perdeu o controle do vestiário. Portanto das duas, uma: ou o técnico corintiano age com firmeza e afasta alguns jogadores ou definitivamente ele tem de pegar o boné e vazar dali.

Deixar as coisas do jeito que estão só vai fazer o Timão perder mais jogos e se afundar mais em crise. É claro que a ciumeira do Pato, que contei com exclusividade aqui mesmo no Blog, é do conhecimento do Tite. Ele sabe também que algumas peças que ele apostou não deram certo (como o próprio Ibson e Maldonado). Além de tudo o trabalho sofreu com as lesões de nomes importantes para o elenco, como o volante Guilherme e o meia Renato Augusto.

O mais incrível é que a diretoria está olhando tudo isso de mãos cruzadas. Querendo ver primeiro uma atitude do treinador. Não vejo o Edu Gaspar, por exemplo, que é o gerente do departamento, dando uma entrevista para explicar a má fase. Tendo uma ação enérgica. De repente todos esperam um pedido de demissão espontâneo do treinador. Isso é sacanagem! Até porque pra mim os problemas estão muito mais relacionados aos jogadores que ao técnico.

Posso falar a verdade? Se tirarem uns 4 ou 5 dali resolveria o problema. Fica a dica, hein Mario Gobbi?

Tags : Tite


Pitacos – Lusa massacra Timão e São Paulo beira o rebaixamento
Comentários Comente

Neto

Essa rodada do Brasileirão ganhou destaque pelas vitórias das equipes que estão abaixo da tabela. No sábado o lanterna Náutico, que apanhava de todo mundo, surpreendeu e aplicou um chocolate pra cima do Coritiba. Destaque para o Maikon Leite (quem diria?), autor de dois gols. E a Ponte Preta? A vice-lanterna, que também vinha em uma péssima fase, marcou forte e superou o bom time do Botafogo no Maracanã. E aleluia, né? Venceu o primeiro jogo dentro do Maracanã na história de mais de 100 anos. Dá pra acreditar? Ontem também teve a vitória de virada do Fluminense pra cima do Goiás: 2 a 1. O atual campeão nacional já está na sexta posição e subindo. Os adversário que abram o olho!

Já no domingo o Flamengo voltou a jogar bem e goleou o Criciúma por 4 a 1. Uma tarde inspirada do artilheiro Hernane, que fez 2, e do Elias, que também deixou a marca dele. Engraçado o Mano Menezes, não é? Disse que o grupo de jogadores não entendeu o que ele queria passar. O interino Jayme de Almeida fez isso em poucos minutos. Que coisa!

O Vasco foi a Salvador, empatou sem gols com o Bahia e continua em uma tremenda crise. A passadas largas rumo ao rebaixamento. O São Paulo a mesma coisa. Não acredito que caia, até porque a chegada do Muricy deu um ânimo diferente na boleirada. Só que jogando essa bolinha é perigoso. É verdade que um pouco antes do gol do Vargas do Grêmio existiu um pênalti para o time paulista. Mão descarada do Kléber na barreira. Mas isso não justifica o futebol burocrático apresentado para mais de 40 mil pessoas no Morumbi. Tá louco. Ah, temos que valorizar também a excelente campanha do Grêmio do Renato. Está muito bem.

Em Campo Grande a Lusa massacrou o Corinthians. Dessas goleadas pra derrubar treinador. É claro que a diretoria garantiu o Tite durante a semana. Até dando a entender que o problema está entre os jogadores. Mas alguma coisa precisa ser feita. Porque elenco de qualidade tem e é muito caro, diga-se de passagem. O risco de rebaixamento já é iminente (são só seis pontos separando). E a Lusa? Muita gente achou que iria cair e eu sempre falei: era o clube paulista que melhor vinha se apresentado. Parabéns ao Guto Ferreira e toda sua turma!

Mais tarde o Galo venceu o Peixe e encostou de vez na turma lá de cima. Aliás, que fase dos paulistas! Em Curitiba um jogaço de oito gols garantiu um excelente e até certo ponto surpreendente resultado do Vitória pra cima do Furacão: 5 a 3. Olha o Ney Franco renascendo! Já o duelo do Sul praticamente selou o título ao Cruzeiro. Venceu o Inter e já pode fazer a festa. Ninguém tira essa taça da Raposa.

Tags : pitacos


O Pato está de saco cheio!
Comentários Comente

Neto

Pato está insatisfeito com o tratamento no Timão

Na manhã deste sábado o Tite confirmou a equipe do Corinthians que enfrentará a Portuguesa no Mato Grosso do Sul. Ele foi ousado escalando três atacantes, tirando o Danilo do time. Mas para a minha surpresa mesmo assim o técnico deixou o Pato novamente na reserva. Escalou Emerson, Guerreiro e Romarinho. O mais curioso é que se juntar todos os gols dessa trinca ofensiva no Brasileirão chegamos ao resultado de 7 (são 4 do Guerrero, 2 do Emerson e 1 do Romarinho). Ou seja, são os mesmos 7 que o Pato fez sozinho. É brincadeira? E olha que todos os outros tiveram bem mais oportunidades de jogar.

Não cabe aqui defender o Pato. Juro que não é isso. Só quero analisar os números. Foram 15 gols em menos de 30 partidas como titular. Aliás, um cara que mesmo esquentando o banco é o goleador do elenco precisa ser valorizado e aproveitado. E mais, tem cara ali que não passa a bola para ele de sacanagem. Internamente todo mundo sabe disso.

Apesar de ser profissional ao extremo e bonzinho até demais (às vezes tem que chutar o balde, pô!), soube que o Pato está ficando de saco cheio da forma como é tratado no clube. Se continuar assim dificilmente ele fica no Corinthians na próxima temporada. Só quero ver como a diretoria vai recuperar os R$ 40 milhões investidos nos direitos federativos do rapaz. Sem poder jogar com frequência os caras mal vão conseguir metade desse valor. Prejuízo à vista?


Gênios do STJD, o Deco PAROU!
Comentários Comente

Neto

Deco anunciou aposentadoria no último mês

O tal de Tribunal de Justiça Desportiva foi criado para colocar ordem no futebol brasileiro, certo? Para acabar com a várzea que imperava na modalidade. Mas ao mesmo tempo que os magistrados tem a liberdade para punir, eles também precisam conhecer o que estão punindo. Vejam a notícia com que me deparei na última quinta-feira, dia 26. As excelências julgaram o meia Deco e puniram o cara com um gancho de um ano sem poder jogar bola profissionalmente.

Pois bem, o Tribunal deve ter um motivo muito grave para ter tomado atitude tão rigorosa. Só esqueceram que o Deco parou de jogar há algumas semanas. Ele expôs a vontade publicamente. Ou seja, os próprios caras que julgam o futebol por aqui nem acompanham as notícias. Não estão nem aí pra nada. É brincadeira? Só acho engraçado o povo ainda ficar de preconceito com a inteligência dos portugueses. Piada! Nossos queridos lusitanos são sumidades perto desses senhores que ficam engravatados e em salas com ar-condicionado. Os defensores vão falar que o processo já estava correndo. Ok, então arquiva! Não divulga que fica feio. Tá louco.

Agora se mesmo assim a punição permanecer, convido publicamente o amigo Deco a jogar no meu time de várzea. Ou até no Master do Corinthians. Lá os entendedores e letrados do STJD não têm alçada pra encher a paciência. Agora que me desculpem esses senhores: VAMOS ACORDAR, POXA VIDA!

Em tempo: Não venham com essa conversa furada de que o Deco pode voltar. Para vai! O cara tem 36 anos, bem de vida financeiramente e cansado de tantas dores. Não volta nunca. Isso é conversinha pra boi dormir. E outra, é claro que o Tribunal precisa julgar e bater o martelo. Só não divulga, né? Fica ridículo.

Tags : Deco STJD


Flamengo quer tirar Valdívia do Palmeiras
Comentários Comente

Neto

Valdívia vem fazendo uma boa Série B

Acabei de ter a informação que a cúpula máxima do Flamengo está em contato com os procuradores do Valdívia para contratá-lo em definitivo, leia-se o presidente Eduardo Bandeira de Mello e o vice Wallim Vasconcellos. Segundo consta eles tiraram da jogada do diretor de futebol, Paulo Pelaipe, que não concordaria com a negociação pelo fato do clube dever dois meses de direitos de imagem aos atletas.

Detentor dos direitos econômicos do chileno o Palmeiras ainda não foi comunicado do interesse. Pelo sim ou pelo não acho uma tremenda bobagem das duas partes. Do jogador que provavelmente não vai receber os salários em dia. Afinal hoje o mês na Gávea já está com mais de 60 dias, certo? Do clube carioca que vai buscar um sujeito caro financeiramente e que joga pouco devido as frequentes lesões. Ou seja, com o custo-benefício ruim. Até por isso nem acho que o Verdão colocaria tantas barreiras para sua saída.

Todo mundo vai negar porque o negócio é extremamente restrito. Mas que a resenha existe, existe.

 


Pitacos – Largada equilibrada de quartas da Copa do Brasil
Comentários Comente

Neto

Com uma proposta de retranca absoluta o Grêmio veio a São Paulo e cumpriu bem o seu papel. Empatou sem tomar gols com o Corinthians e levou uma ligeira vantagem para Porto Alegre. E mais uma vez o ataque corintiano passou em branco. Muita gente pergunta porque isso estaria acontecendo. Não tenho dúvidas que é por causa da má fase técnica dos meias. O Danilo e principalmente o Douglas não estão jogando nada. A saída do Paulinho e a lesão do Renato Augusto pioraram isso. Já do lado gaúcho, o Renato tá de brincadeira em deixar o Zé Roberto e o Elano no banco. Esses caras são monstros! Decidem partidas. Isso é reforço para o adversário.

Em Goiânia o Walter marcou mais um gol e ajudou o Goiás a vencer o Vasco de virada: 2 a 1. É claro que a má fase dos cariocas impressiona. Perde de todo mundo. Mas esse golzinho não é tão ruim analisando o regulamento da Copa do Brasil. Tanto é que uma vitória simples em São Januário garante a classificação. Mas nessa  ‘nhaca’ fica difícil, né? Ah, e por motivos óbvios vou ficar na torcida pelo time do gordinho, lógico!

No novo Maraca o clássico carioca entre Botafogo e Flamengo decidia a outra vaga para as semifinais da Copa do Brasil. E apesar da regularidade do Fogão no Brasileiro só o Mengão jogou no primeiro tempo. Teve pelo menos umas 3 ou 4 chances claras de gol. Na etapa complementar o Edílson achou um gol meio de bate-e-rebate e empatou o duelo que será decidido no mesmo local daqui a duas semanas.

Pelo Brasileirão tivemos a realização do jogo atrasado entre Santos e Náutico. E o Peixe que busca encostar no G-4 pisou feio na bola e por pouco não perde do lanterna Náutico. Só igualou o placar por causa do chutaço do Cícero. Aliás, esse cara joga bola, viu? Já salvou o time da Vila várias vezes. Os pernambucanos já caíram. Não tem nem o que falar.

Tags : pitacos


Complô contra os paulistas? A lei tem que ser igual pra todo mundo!
Comentários Comente

Neto

Atitudes iguais e punições diferentes

Às vezes tenho dúvidas sobre a real efetividade do tal de STJD. Esse magistrados da Justiça Desportiva que vieram para moralizar o futebol têm cada atitude esquisita, viu? A última foi de punir o Corinthians com a perda de mando de alguns jogos e mais R$ 100 mil de multa por uso de sinalizadores. Pela mesma ação o Criciúma foi punido só com multa de R$ 3 mil. Qual a lógica? Na temporada passada a torcida do Palmeiras quebrou o Pacaembu e o clube pegou um gancho pesado. Ficou quase o restante da temporada atuando fora de casa (como consequência o time acabou até rebaixado). E o que aconteceu com o Grêmio quando os torcedores desceram a porrada nos policiais dentro da Nova Arena? Nada! Porque tanta diferença? Dois pesos, duas medidas? Ridículo!

 


Retorno positivo para o futebol do Vasco?
Comentários Comente

Neto

Quando encontro algum amigo vascaíno sempre há polêmica sobre o retorno do ex-presidente Eurico Miranda ao poder. Uns falam que ele era um retrocesso e a melhor coisa que aconteceu foi sua saída. Em contrapartida já ouvi muita gente falando que o ídolo Roberto Dinamite conseguiu ser pior que o antecessor administrativamente. Bom, em entrevista exclusiva para ‘Os Donos da Bola’ da Band o Eurico afirmou com todas as letras que voltará a comandar o clube. Entre outras coisas também o exaltou o baixinho Romário, o comparando com Pelé, e aguçou a rivalidade com o Flamengo. Veja a entrevista e tire suas próprias conclusões!

 


Cadê o campeão???
Comentários Comente

Neto

Fred: a bola do artilheiro não está entrando em 2013

Na temporada passada, no auge do Fluminense campeão do Brasileirão, escrevi um post dizendo o que me parecia óbvio naquele momento. Até por informações que já tinha de bastidores. Se o time das Laranjeiras perdesse o patrocínio da Unimed entraria em parafuso. Bom, ainda não é o caso. Mas coincidência ou não foi a cooperativa médica entrar em crise financeira para o desempenho da equipe cair substancialmente. Hoje o Flu não é nem sombra do consistente time da temporada passada. E olha que o elenco ainda é praticamente o mesmo, hein? O que estaria acontecendo?

Fui duro naquele momento e ainda acho que a diretoria deveria ter investido em infra ao invés de gastar rios de dinheiro com jogadores renomados e técnicos de grife. Afinal um clube com a tradição do Fluminense precisa ter um Centro de Treinamento de alto nível para os profissionais (assim como existe a base em Xerém). Um lugar dispondo de academias modernas para trabalho de fisiologia, fisioterapia e tudo mais que necessita um atleta de ponta.

O atacante Fred, principal jogador do Flu, é um exemplo da clara má fase que o clube atravessa. Nos outros anos o artilheiro alcançou médias impressionantes de quase 0,8 gol por jogo. Em 2013 não tem nem metade disso. Má fase técnica? Não acredito. Até porque ele arrebentou pela Seleção Brasileira na Copa das Confederações. Acho que alguma coisa está errada dentro do clube. E não adianta falar que a filosofia do Luxa não colou. O Abel, comandante campeão, também rodou. Portanto gostaria de entender e ter uma resposta: onde estão os guerreiros campeões? É falta de salários, bichos ou o que?


Pitacos – Botafogo tropeça feio e Cruzeiro aumenta vantagem pelo título
Comentários Comente

Neto

Tivemos uma rodada de poucos gols nesse final de semana. No sábado Fluminense e Coxa não saíram de um empate em 1 a 1. Resultado ruim para os dois lados. Menos pior para os cariocas que com o Luxa parecem ter embalado uma sequencia sem derrotas. Com isso o time das Laranjeiras ao poucos vai subindo na tabela. No Barradão teve o empate sem gols entre Grêmio e Vitória. O que acontece com esse time do Renato, hein? Não vence há três rodadas. Notei uma bagunça tática tremenda. Pelo menos se mantém firme e forte no G-4. Por enquanto…

No domingo o Flamengo foi prejudicado pela arbitragem e não saiu de um empate sem gols contra o Náutico. O zagueirão rubro-negro Samir cabeceou e o goleiro Gideão defendeu dentro do gol. Um absurdo! A CBF tem que agir e punir Wilson Luiz Seneme e seus auxiliares. Ainda assim o Mengão que não fique esperto, viu? Já a Lusinha foi guerreira e fora de casa bateu o irregular time do Internacional. Falei algumas vezes que por incrível que pareça a equipe do técnico Guto Ferreira é a que melhor está jogando entre as paulistas.

Em Goiânia acabou a boa sequencia do Muricy na frente do São Paulo. Derrota para o Goiás do gordinho Walter, que novamente jogou muita bola. Só que o único gol do jogo saiu de um lance inusitado do zagueiro Rodrigo, que soltou a bomba antes da bola bater na trave, nas costas do Rogério e entrar. Na real achei que o goleirão do Tricolor pegou muito. Só que os meias estão com uma tiriça danada. A bolinha que jogaram Jadson e Ganso é de dar dó. Tá louco.

Na disputa pela liderança o Cruzeiro deu uma passinho mais à frente. Empatou sem gols com o Corinthians no Pacaembu. Uma partida que se não fosse pelo goleiro Cássio a Raposa dispararia ainda mais na classificação. Os mineiros contaram ainda com a surpreendente derrota do Botafogo de virada para o Bahia em pleno Maracanã. Com oito pontos de vantagem pra mim só um milagre tira essa taça da Toca da Raposa.

Mais tarde o Peixe venceu o Criciúma com mais um gol do artilheiro Thiago Ribeiro, que encaixou como uma luva nessa equipe. Em Curitiba o Atlético/PR afundou ainda mais a Ponte na parte de baixo da tabela e se firmou de vez como um dos fortes candidatos ao G-4. Por falar no Z-4 e o Vasco, hein? Perdeu novamente. Sorte do Galo que aos poucos vai melhorando a classificação.

Tags : pitacos