Blog do Neto

Timão padrão Tite

Neto

Tite reassumiu o Corinthians em dezembro do ano passado

Tite reassumiu o Corinthians em dezembro do ano passado

Quando acompanhava os jogos do Corinthians no ano passado me irritava ver a forma como o Mano Menezes posicionava o time dentro de campo. Ainda que retrancado me parecia uma forma medrosa de trabalhar. Não à toa o Timão levou sufoco de times pequenos no Paulistão do ano passado. Pois bem, no início de 2015 resolveram recontratar o Tite (que não devia nem ter saído) e as coisas mudaram da água para o vinho.

O Corinthians segue muito forte na defesa. Tem o melhor desempenho nesse quesito tanto no Estadual quanto na Libertadores. Só que além disso a equipe é consistente ofensivamente. E praticamente com os mesmos atletas, diga-se de passagem. Outro ponto que vale destaque é a forma como o treinador lida individualmente com os atletas. O Emerson, que saiu brigado com o Mano, com o Tite voltou e voltou a jogar bem. A mesma situação vale para o Jadson, que ganhou muita moral nessa temporada. A ponto inclusive do meia recusar uma proposta do exterior a pedido de seu comandante. O Elias também voltou a jogar bola em alto nível.

Agora o caso clássico de força positiva do Tite é falar do Guerrero. Se fosse outros treinadores tarimbados e vaidosos já tinham limado o atacante do elenco. Colocariam o cara treinando separado. Ou qualquer outra coisa assim. Afinal, ele está fazendo jogo duro para renovar o contrato, certo? Mas com o técnico não. Ele sabe do potencial do jogador e vai tentar explorá-lo até o final de seu contrato (que se encerra em julho). E tudo na santa paz. Apesar da novela que se arrasta entre jogador e diretoria.

Tite faz bem o trabalho de blindar o elenco de problemas. Trata os caras como gente. De forma individual. Trabalha com o coração. Isso no final faz muita diferença.