Blog do Neto

Sobre o autor
Comentários Comente

UOL Interação

Nascido na pequena Santo Antonio de Posse, interior de São Paulo, José Ferreira Neto (9/9/1966) mesmo quando criança já despertava olhares aguçados dos apaixonados pelo futebol. Filho de pai militar e pertencente a uma família humilde, sempre recebeu apoio e o incentivo para se tornar um jogador profissional de futebol. A poderosa perna canhota foi revelada no Guarani Futebol Clube no início dos anos 80. O tempo foi responsável por apresentar ao mundo um boleiro diferenciado: com muita personalidade, chutes precisos, lançamentos minuciosos, gols e jogadas de efeito. Conhecido pelo espírito de liderança o craque conquistou seu espaço no esporte e viveu sua fase áurea na década de 90, quando defendeu o Corinthians e conquistou o primeiro Campeonato Brasileiro da história do clube.

Entre bons e maus momentos, o craque se tornou sinônimo de genialidade com a bola nos pés e polêmica em virtude da dificuldade em manter a forma física. Defendeu ainda equipes de expressão no cenário nacional como São Paulo, Palmeiras, Atlético Mineiro e Santos. Desfilou também por gramados colombianos, quando atuou pelo Millonarios de Bogotá. Na Seleção Brasileira foi um dos primeiros jogadores a defender todas as categorias. De destaque com a camisa verde-amarela conquistou a medalha de prata nas Olimpíadas de Seul (Coréia do Sul) e o vice-campeonato da Copa América do Chile em 91.

Depois de pendurar as chuteiras, Neto iniciou uma trajetória de sucesso como comentarista esportivo. Passou por grandes emissoras de TV, como Rede TV! e TV Record, mas foi na TV Bandeirantes, onde iniciou, que se firmou na área. Atualmente comanda como apresentador o programa ‘Os Donos da Bola’, mas faz participações no ‘Terceiro Tempo’ com Milton Neves e em jornadas esportivas. Neto ainda atua como cronista na Rádio Bandeirantes de São Paulo, assina coluna no Diário Marca Brasil e é um fenômeno nas mídias eletrônicas.


< Anterior | Voltar à página inicial | Próximo>