Blog do Neto

Não chegou a hora de parar?

Neto

Juninho Pernambucano está de volta ao Vasco

Estava assistindo TV quando vi o Juninho Pernambucano se apresentando no Vasco como novo reforço para a temporada. Aí fiquei pensando, o que leva um cara de quase 40 anos, consagrado pelo mundo, se expor dessa maneira? Posso até estar errado (tomara que esteja), mas é evidente que existem limitações físicas e ele não deve conseguir manter o mesmo desempenho brilhante de antes. Desempenho inclusive que o levou a disputar uma Copa do Mundo pela Seleção Brasileira. Pior ainda é um clube com a grandeza do Vasco se apegar aos ídolos recentes para tentar 'calar a bola' da torcida. Ou pagar alto por gratidão. Para vai! Cadê o profissionalismo e o planejamento?

E pra não se restringir no Rio, falei a mesma coisa do Rogério Ceni. Poxa vida! O sujeito é mito no São Paulo. Mito mesmo. O que ele fez pelo clube dificilmente outro jogador conseguirá repetir. Mas chega, né? Já devia ter parado. Defendi a convocação dele para Seleção por diversas vezes apesar da idade avançada. Sua experiência poderia contribuir. Mas os erros recentes tem sido constantes. Muitos para um goleiro do nível dele. Mudei minha opinião. Acho inclusive que ele deveria parar e assumir uma função diretiva dentro do Tricolor. Acrescentaria de outra forma.

Particularmente tomei o caminho inverso. Pendurei as chuteiras cedo. Empurrei até uns 32 ou 33. Cansei dessa história de concentrações. Sentia dores terríveis nos meus tornozelos. Mas a grana de hoje em dia faz o cara seguir um pouco mais. Cada um é cada um e isso é compreensível. Mas os jogadores só tem que saber levar até o limite de não passar vergonha. De não começar a destruir o que fizeram de bom em suas carreiras. Planejar um futuro fora da bola também é um bom começo.