Blog do Neto

Arquivo : julho 2014

Crise no futebol brasileiro força contratação de gringos?
Comentários Comente

Neto

O argentino D'Alessandro brilha há algumas temporadas no Internacional

O argentino D’Alessandro brilha há algumas temporadas no Internacional

Joguei bola profissionalmente por mais de duas décadas e não me lembro de tanto gringo passeando pelo futebol brasileiro. Se rodar as 20 equipes da primeira divisão do Nacional você sempre vai encontrar um jogador de outro País. Tem clubes como o Palmeiras, por exemplo, que tem 6 estrangeiros em seu elenco. A dupla GreNal também tem bastante. Até pela proximidade com a fronteira, vai saber. Mas alguns desses atletas sempre se destacam pela qualidade. D’Alessandro e Conca há muito tempo estão entre os melhores armadores do País pelo toque refinado. O peruano Guerrero vem brilhando como centroavante do Corinthians. Mas o questionamento é o seguinte: será que esse monte de gente vem para o Brasil por causa dos problemas financeiros que seus países vivem (como a Argentina) ou será que de fato vivemos uma baita crise técnica dos nossos atletas? A revelação de novos talentos acabou? Cabe a discussão.


Gratidão mútua
Comentários Comente

Neto

O meia foi decisivo na conquista atleticana da Libertadores de 2013

O meia foi decisivo na conquista atleticana da Libertadores de 2013

Antes de desembarcar em Belo Horizonte o Ronaldinho estava escondido. Viva uma tremenda instabilidade técnica. Teve que entrar na justiça para conseguir se desligar do Flamengo. Ninguém mais queria pagar uma baita grana para uma estrela que estava longe de render o mesmo futebol mágico dos tempos de Barcelona. Pois um dirigente meio louco, o presidente Kalil, acreditou. E não é que deu certo?

Pouco mais de dois anos. Isso foi o que durou a passagem de Ronaldinho Gaúcho pelo Atlético/MG. E apesar das críticas considero um sucesso o casamento entre R10 e o Galo. O jogador chegou até a usar a 49 em homenagem ao ano em que a mãe dele nasceu. Mas com seu número mais tradicional Ronaldinho foi decisivo na conquista do título da Libertadores, o mais importante da história do clube mineiro. Além disso ele faturou o estadual do ano passado e mais recentemente a Recopa Sul-Americana.

O Atlético deve muito respeito ao Ronaldinho. Mas Ronaldinho deve muito mais gratidão ao Atlético. O clube deu todo o suporte para que ele resgatasse a imagem vencedora do jogador brilhante que havia ficado no passado recente.

A saída foi repentina? Foi. Doeu para os torcedores? Sim. Mas ele deixou saudades e construiu uma história maravilhosa. Ninguém nunca vai apagar. Isso deveria ser o mais importante. Tenho convicção que a maioria dos atleticanos vai entender isso com o tempo.


Felipão e os prêmios pelos fracassos
Comentários Comente

Neto

Felipão é o novo técnico do Grêmio

Felipão é o novo técnico do Grêmio

Antes de despejar minhas críticas, ao meu ver mais do que merecidas, tenho que deixar claro que reconheço no Felipão um dos técnicos mais vitoriosos do futebol brasileiro. Nos anos 1990 conquistou dezenas de títulos por Grêmio, Palmeiras e Cruzeiro. Mas desde o pentacampeonato mundial em 2002 com a Seleção Brasileira, ele só tem enganado. Com exceção talvez ao título da Copa do Brasil com o Verdão em 2012 e a Copa das Confederações, não me recordo de outro troféu de expressão. Virou um técnico com conceitos ultrapassados e permaneceu o mesmo profissional cabeça dura e irredutível.

O mais curioso é que nesse período ruim ele sempre teve uma moral monstruosa. Tão grande quanto os fracassos em seus trabalhos. Foi expulso do Chelsea, brigou no Uzbequistão, rebaixou o Palmeiras em seu retorno e foi eliminado de forma vexatória com a Seleção na Copa de 2014. Com direito a contribuir decisivamente para a pior derrota da história do Brasil: 7 a 1 (ah, por sinal, gol da Alemanha!). Agora acaba de ser confirmado o retorno dele ao Grêmio. É brincadeira?

Ou seja, como prêmio por rebaixar o Palmeiras ele assume a Seleção. E como prêmio por envergonhar a Seleção na Copa ele assume o comando do Grêmio. É isso mesmo ou é piada? Está mais do que na hora dos dirigentes darem mais valor a quem merece. E não vou aqui defender nem “A” nem “B”. Só não consigo mais aguentar sempre os mesmos nomes. Entre eles o Felipão. E os gremistas que não fiquem espertos pra ver. É só perguntar aos palmeirenses.


Rivalidade excessiva ou vandalismo idiota?
Comentários Comente

Neto

Funcionário remove assentos quebrados na Arena Corinthians

Funcionário remove assentos quebrados na Arena Corinthians

Fiquei contente em ver que o clássico entre Corinthians e Palmeiras terminou neste domingo sem nenhum tipo de incidente. Cerca de 500 policiais foram destacados para o evento e fizeram o trabalho de maneira correta. Não se viu brigas nem no estádio, nem nos arredores e muito menos em trens e metrôs. Se por um lado isso ficou marcado positivamente o saldo do prejuízo financeiro ficou dentro do estádio. Brincadeira o que alguns vândalos, que se dizem torcedores, fizeram com os assentos da Arena.

Muitos bancos novinhos foram quebrados e arrancados do lugar. Um absurdo! Em princípio achei que essa atitude partia apenas da torcida alviverde. Muitos vídeos foram feitos com babacas arrebentando com tudo. Promovendo um quebra-quebra proposital com a única intenção de detonar o patrimônio do rival. Alguns dizem que teria até o interesse de uma conhecida organizada do Verdão de deixar o prejuízo para o presidente Paulo Nobre pagar. Coisa possivelmente orquestrada, sabem como é, né?

Mas isso não ficou por aí. Fiquei surpreso em saber que alguns bancos também foram quebrados por torcedores do Corinthians. É mole? Uns dizem que foi sem querer, outros que uma facção de alvinegros estaria forçando a remoção dos assentos. Vai entender… A única conclusão que chego é que falta mesmo educação ao nosso povo. Se ela existisse um pouquinho no futebol não existiria vandalismo e a rivalidade seria muito mais sadia.


Pitacos – Timão vence clássico e Kaká marca mas Tricolor fracassa
Comentários Comente

Neto

pitacosCom o Cruzeiro disparando na liderança coube aos rivais correrem atrás do prejuízo. O vice-líder Corinthians não se importou que estava jogando contra seu arquirrival e atropelou o Palmeiras. Aliás sinceramente me impressionou a fragilidade do Verdão. O gringo trouxe um monte de argentino de terceiro escalão que não tem mostrado absolutamente nada. Já a equipe do Mano Menezes se comportou bem na parte defensiva e aproveitou as bobeadas do adversário para garantir o resultado.

Quem também se manteve firme na ponta foi o Fluminense, que foi para Curitiba e superou o Atlético/PR por 3 a 0. Grande atuação de Cícero e Conca. Por falar nisso esse meio-campo do time carioca está muito forte. Se levar em consideração nomes como Fred e Sóbis lá na frente, sei não se eles não brigam por esse título, viu? Estão jogando demais! Fechando o G-4 está o Internacional. Boa vitória dos gaúchos pra cima do Bahia fora de casa. O trabalho do Abelão vai começando a surtir efeito positivo.

Na reestreia do Kaká no São Paulo o Tricolor acabou derrotado pelo Goiás no Serra Dourada. É verdade que o camisa 8 deixou a marca dele, mas o time do Muricy atuou muito mal. Na verdade penso que o treinador está com dificuldades de armar taticamente essa equipe com tantas estrelas. No Recife o Sport aproveitou a ressaca do Galo, que no meio de semana foi campeão da Recopa, e venceu por 2 a 1. Pouca gente dá moral, mas os pernambucanos estão fazendo uma excelente campanha. Estão na quinta colocação do Brasileirão.

A rodada ficou completa com mais dois jogões. Em Porto Alegre o pressionado Grêmio perdeu de virada para o Coritiba por 3 a 2 e demitiu o técnico Enderson Moreira. Baita crise por lá! Por falar nisso, o Flamengo aproveitou a volta do Luxa e o clássico contra o Botafogo para vencer por 1 a 0 e deixar a lanterna do campeonato. Luz no fim do túnel? Sei não. É melhor esperar um pouco mais.

Tags : pitacos


No caminho do Bi!
Comentários Comente

Neto

Ricardo Goulart é o atual artilheiro do Brasileirão com 8 gols

Ricardo Goulart é o atual artilheiro do Brasileirão com 8 gols

Desde que foi implantado o sistema por pontos corridos, o Brasileirão dá mostras de que a equipe que dispara na classificação normalmente se mantém na ponta até o final da competição. E é isso que o Cruzeiro do técnico Marcelo Oliveira está fazendo. Goleou o Figueirense por 5 a 0 neste sábado e disparou na liderança do campeonato. E apresentando um futebol extremamente consistente e equilibrado. Digno de um bicampeão nacional.

Quero ver se vai ter alguma outra equipe com capacidade de deter esse time mineiro, que tem uma baita defesa, um ataque impressionante e joga em um esquema tático inovador. Ou seja quase todos os jogadores tem capacidade pra fazer várias funções em campo. Fora esse menino Ricardo Goulart que desde os tempos de Goiás vem jogando uma bola redonda. Marcando muitos gols. Não à toa é o atual artilheiro com 8 gols.

Ao contrário de outros, isso sim é fruto de um planejamento bem feito. A direção da Raposa uniu jogadores desacreditados em outros clubes com algumas boas pratas da casa e formou um elenco campeão. Acho que Inter, Corinthians, Fluminense e São Paulo vão brigar até o fim por posições no G-4. Mas esse título parece estar bem encaminhado, a não ser que algum desastre aconteça no meio do caminho.


Onde o Flamengo quer parar?
Comentários Comente

Neto

Luxa e sua comissão técnica de volta ao Flamengo

Luxa e sua comissão técnica de volta ao Flamengo

O Flamengo está atravessando uma das piores crises de sua história. Lanterna do Brasileirão com apenas 7 pontos conquistados em 11 rodadas, a diretoria resolveu dar uma chacoalhada no elenco. Pra isso demitiu o Ney Franco, que tinha acabado de contratar, para ressuscitar o até então desempregado Vanderlei Luxemburgo. Falando francamente sempre achei o Luxa um dos melhores técnicos do mundo. Taticamente poucos entendem e sabem trabalhar uma equipe como ele. Mas infelizmente em algum momento da carreira ele se perdeu. Até por vaidade de ser esse tal de ‘manager’ que tanto é exaltado no futebol europeu.

A verdade é que não sei se essa era a melhor hora de contratar um cara como o Luxemburgo. Nunca enxerguei ele como bombeiro. Ou seja, nunca foi de ficar apagando incêndio e livrando clubes de rebaixamento. Ele é bom (ou pelo menos ERA!) no planejamento e execução. Foi assim que brilhou em grandes como Palmeiras, Corinthians, Santos e Cruzeiro. Só que de alguns bons anos para cá o ‘pofexô’ caiu no ostracismo e nunca mais fez um trabalho consistente. Daqueles de arrancar elogios. Acho um risco grande a direção do Flamengo gastar uma grana nele nesse momento turbulento. Pode ser um tiro no pé.

Só que pelo visto o Flamengo não aprende mesmo. Agora estão falando que o Luxa quer o Robinho, que uma vez pede quase R$ 1 milhão por mês para um acerto. Isso só pode ser piada, né? O clube passando por uma draga monstruosa e os caras querem cometer essa loucura? Que isso! Uma vez ouvi o presidente Eduardo Bandeira de Mello dizendo que na administração dele nenhuma insanidade financeira seria cometida. Espero que cumpra a promessa. Porque se isso não for uma grande maluquice então me dê uma camisa de força que eu preciso ser internado.

Por mais que existam parceiros econômicos envolvidos nenhum funcionário do Brasil pode ganhar sozinho R$ 1 milhão por mês em uma empresa séria. Isso é falência iminente. Se forem no embalo do novo treinador a Série B será questão de tempo para chegar na Gávea.


Substitutos à vista!?
Comentários Comente

Neto

Renato Augusto quer deixar fama de 'chinelinho' para trás substituindo bem o suspenso Jadson

Renato Augusto quer deixar fama de ‘chinelinho’ para trás substituindo bem o suspenso Jadson

Essa rodada da terceira fase da Copa do Brasil deixou duas situações bem claras. Primeiro que o Corinthians vai sofrer sempre que precisar arranjar um substituto ao Jadson na criação de meio-campo. O outro ponto é que o Palmeiras pra mim pode ter arranjado um jogador de armação para substituir o Valdívia. Vamos por partes, voltando ao Timão acredito que o Mano Menezes já deve ter definido que utilizará o Renato Augusto no clássico contra o Verdão no próximo domingo. Isso porque não poderá contar com seu camisa 10 titular, suspenso.

Acredito que essa é a chance definitiva do Renato, que já entrou contra o Bahia e fez um golzinho de pênalti. O problema é que ele fica muito mais no estaleiro que dentro dos gramados. Precisa provar que não é esse ‘chinelinho’ que todo mundo (inclusive eu!) pinta. Por mim o treinador também poderia testar o Danilo no setor. Dependendo do estilo de jogo imposto pelo rival o veterano poderia encaixar melhor. É mais cadenciado e fecha com qualidade pelo lado esquerdo. A opção de um terceiro atacante com o Luciano também não pode ser abandonada.

Do outro lado o gringo Gareca colocou o Felipe Menezes contra o Avaí e ele arrebentou, hein? Com técnica e precisão ele fez os dois gols da vitória contra os catarinenses. Pra falar a verdade esse menino já me impressionou bem mais que o ex-camisa 10, que deixou o clube paulista rumo aos Emirados Árabes. De repente vai saber se a solução para o meio do Palmeiras não estava ali mesmo na frente dos caras? Às vezes pode acontecer. O que realmente importa é que o time venceu a primeira sob o comando do argentino. Tomara que seja a motivação para uma arrancada positiva. O futebol paulista precisa do Verdão forte de novo.


Salários atrasados atormentam jogadores do Tricolor
Comentários Comente

Neto

Diretoria montou um elenco de peso e não vem pagando salários em dia

Diretoria montou um elenco de peso e não vem pagando salários em dia

Há algum tempo dei a notícia de que os salários do São Paulo estavam atrasados e fui bombardeado nas mídias sociais e aqui no Blog. Vieram cartolas desmentirem informação e tudo passou batido. Mas ontem um jogador do próprio Tricolor me contou que os direitos de imagem do elenco estão três meses atrasados. Isso mesmo! O soberano e imponente clube do Morumbi, que sempre foi exemplo de planejamento e organização, está com os SALÁRIOS ATRASADOS sim. Curiosamente nesta terça-feira o Cartão Verde da TV Cultura recebeu o presidente Carlos Miguel Aidar. Ele usou um baita discurso político e ignorou o mais importante: cadê a grana dos caras?

O mais curioso nessa história é eles gastaram uma fortuna pra repatriar o Kaká, enfiaram a mão no bolso para tirar o Paulo Henrique Ganso do Santos, acharam que fizeram o negócio da China trocando o Jadson pelo Pato, passaram a perna no Palmeiras levando o Alan Kardec. Ou seja, montaram um super-time. Mas e agora? Vai ficar sem pagar os salários desses jogadores? Tá de brincadeira, né?

E não adianta vir me encher o saco dizendo que invento informação. Que quero colocar lenha na fogueira. Não tem nada disso. Foi jogador do elenco que me contou e disse que a boleirada está ‘P’ da vida. Não tem conversa mole. Ninguém está mentindo. A direção pode ser boa em tentar tapar o sol com a paneira. Mas a verdade tem que ser dita: o São Paulo está devendo! E quem deve tem que pagar! Começo sinceramente a não acreditar no sucesso desse time. Afinal sem pagamento não há tranquilidade para trabalhar. Não tem como pensar o contrário.


Renovação de mentalidade ou escudo de cartola???
Comentários Comente

Neto

Coletiva da apresentação do Dunga como técnico da Seleção Brasileira

Coletiva da ‘RE’apresentação do Dunga como técnico da Seleção Brasileira

A Confederação Brasileira de Futebol acabou de anunciar o Dunga como novo técnico da Seleção Brasileira. Quer dizer, voltamos a um passado recente! Juro que não tenho nada pessoal contra ele. Só fico indignado em ver a banana que os cartolas deram para a gente depois do nosso time ser humilhado na Copa com o fatídico 7 a 1. Ou seja, enquanto o povo esperava renovação e mudança de mentalidade, eles optaram por contratar o mesmo técnico do Mundial de 2010. O mesmo Dunga que disse em entrevista coletiva que estava pouco se importando para renovação. Piada vai!

O que fica evidente para mim é que o presidente Marín e principalmente o futuro mandatário Marco Polo del Nero buscaram um escudo. Um cara de opinião forte que absorvesse todas as críticas. Acho isso de certa forma até covardia. Mas vou falar o que, né? Isso é muito claro pra mim. Tem que ver se o Dunga entende dessa mesma forma. Porque se entender ele precisa ter muita autoconfiança para lutar contra as adversidades. E nesse cargo de técnico do Brasil tem muitas.

Se alguma coisa me agradou na coletiva desta terça foi o fato dele admitir que tratou muito mal a imprensa no período em que foi técnico entre 2006 e 2010. Rigor é uma coisa, ser mal-educado é outra. Para dar certo ele tem que mudar essa postura. Se fizer isso terá meio caminho andado.