Blog do Neto

Futebol paulista passa ridículo no Brasileirão

Neto

Enquanto Valdívia for a esperança do Palmeiras as coisas não vão pra frente

Enquanto Valdívia for a esperança do Palmeiras as coisas não vão pra frente

Já não é de hoje que o futebol paulista vive uma impressionante crise técnica. Para se ter uma ideia nesta temporada os clubes de São Paulo ficaram sem um representante na Libertadores depois de mais de 15 anos. Uma vergonha se levarmos em consideração os altos investimentos que fazem Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos. E pela forma como as coisas vão caminhando esse cenário tende a se repetir. O Tricolor ainda está no G-4, é verdade, mas tem uma equipe extremamente instável. Para se ter uma ideia dos últimos quatro jogos, ou seja, 12 pontos, conquistou apenas um. É brincadeira? Não é possível que a turma do Muricy sonha com o título. Ficam com essa resenha furada de quadrado mágico. Mas de mágica ali não tem nada.

E o Corinthians? Piada! A retranca do Mano Menezes segurou até onde pôde. Mas de umas rodadas pra cá a situação se complicou. Uma equipe totalmente desorganizada vem colecionando fracassos. O pior é que o treinador não sabe o que quer. Toda hora muda o time que não consegue se entrosar. A tendência é que o Timão se afaste cada vez mais do G-4. Uma vergonha para um clube com um baita poder de faturamento. Se fosse o presidente Mario Gobbi fazia todos esses caras que participaram da derrota para o Atlético/PR voltarem de Curitiba a pé. E sem direito ao jantar. Tá louco.

O Santos era esperado uma queda após a negociação do Neymar. Mas tem moleque bom de bola por lá. Não entendendo, por exemplo, como Gabriel e Geuvânio podem ficar no banco do Leandro Damião. Isso está errado! Os números provam isso. Agora colocar o cara em campo só porque gastaram dinheiro nele é assinar o atestado de incompetência. O dia que os caras na Vila se tocarem que precisam apostar nas joias do clube, as coisas vão melhorar por lá. Já o Palmeiras é difícil esperar algo melhor do que isso que está se vendo dentro de campo. A verdade, queiram os torcedores ou não, é que o elenco é fraco. Um dos piores do campeonato. A luta contra o rebaixamento vai ser constante. Acho que dá pra escapar. Mas o risco existe e não é pequeno.

Agora está evidente que essa queda de rendimento dos clubes paulistas estão muito mais associados a incompetência de quem dirige os clubes do que propriamente dos jogadores. Quer dizer, esses pés de rato são consequência de um trabalho mal feito. Como melhorar? Isso é uma resenha que teremos mais pra frente.