Blog do Neto

Pitacos – Clássico sem graça! Já os ‘caipiras’ vem surpreendendo no Paulistão

Neto

Ainda não vou entrar no mérito do sistema de disputa do Paulistão, se é longo ou curto, essas resenhas demoradas. Acho até que a Federação poderia apimentar mais o torneio. De qualquer forma o que mais está chamando a atenção nesse Estadual de São Paulo é a capacidade técnica de alguns times do interior. Dois dos quatro primeiros colocados do campeonato são, digamos, caipiras. Isso para um caipira como eu é demais! Na verdade das duas, uma: ou realmente existe competência e mudaram a mentalidade dos dirigentes do interior, ou os grandes estão uma baba danada.

O Corinthians venceu o Ituano no sábado, mas jogando uma bolinha bem meia boca. Longe da capacidade que o elenco sabidamente tem. O destaque do jogo é negativo. O Emerson perdeu um pênalti e vem demonstrando estar instável psicologicamente. Está demorando para se superar e provar que não é reserva dessa equipe. Aliás, não fosse o goleiro do Ituano escorregar, a pressão sobre as costas do camisa 11 seria bem maior. Outro jogo bom aconteceu em Ribeirão Preto. Ninguém acreditava que um Botafogo e Mogi Mirim poderia decidir o vice-líder provisório do Paulistão. Pois é, o Foguinho fez 2 a 0 e se superou. Só espero que essa campanha se mantenha consistente até o final.

No Morumbi, São Paulo e Palmeiras fizeram um clássico sem graça, de poucas alterativas táticas. O que mais chamou minha atenção, por exemplo, foi a resistência defensiva do Verdão. Quer dizer, depois de toda a confusão envolvendo o time, a torcida e as palavras do presidente, o principal objetivo do Gilson Kleina visivelmente era não perder. Abdicou do ataque. E tendo em vista a passividade ofensiva do Tricolor, estava na cara que o placar marcaria 0 a 0. Se bem que o Verdão poderia ter vencido se fosse mais ousado, principalmente após a expulsão (merecida) do Lúcio. Só o Vinícius perdeu uns 820 gols.

Nos jogos de fundo o Santos venceu o Sorocaba e subiu para a terceira posição. Ah, e com direito ao argentino Montillo desencantar! O Peixe só não ficou em segundo lugar porque a guerreira Ponte Preta, única equipe invicta até aqui, superou o lanterna São Caetano. Baita campanha do time campineiro! Vai dar muito trabalho para os grandes lá na frente.

Taça Guanabara: Muita gente nem acreditava que o Botafogo pudesse chegar na final da Taça Guanabara. Até por ter menos grife que os outros três grandes do Rio. Mas a bola é jogada dentro de campo e o time da Estrela Solitária não só ficou com o título do primeiro turno como também garantiu vaga antecipada na decisão do Estadual. Parabéns ao Osvaldo de Oliveira, que mesmo com a rejeição de boa parte da torcida, soube reestruturar o clube e montou um time extremamente competitivo. E o Seedorf, hein? Esse cara é sacanagem! Tem quase 40 anos e vem brilhando intensamente com sua qualidade individual e coletiva. Literalmente comandou o time dentro de campo.

Tags : pitacos