Blog do Neto

Pitacos da rodada – Neymar ovacionado em Minas. Só Barcos salva!

Neto

Em Porto Alegre parecia que o empate seria inevitável no duelo do Grêmio contra a Ponte Preta. O resultado faria os gaúchos correrem o risco de perder a terceira posição do Brasileirão para o São Paulo. Mas no último lance de perigo o escanteio foi cobrado na cabeça do André Lima, que fez o gol e garantiu a 18ª vitória do time do Luxa no torneio. Aliás, poucas equipes merecem tanto essa vaga no G-4. Até pela regularidade e pelo trabalho bem executado.

Já em Minas acompanhei algo que não vi há muito tempo no Brasil. Um espírito esportivo incrível por parte da torcida do Cruzeiro. O público do estádio Independência aplaudiu de pé a atuação fantástica do menino Neymar. O craque santista fez três gols e ainda deu a assistência para o outro na goleada por 4 a 0. Não tem mais o que falar dele. É um fora-de-série e quando for para a Europa (e acredito que vá rápido para o Peixe não perder dinheiro) ele vai arrebentar.

No Rio o Flamengo suou para bater o vice-lanterna e virtual rebaixado Figueirense. Mas o que fizeram com os catarinenses, hein? que vergonha! Tiveram dois lances claros de gol para o Figueira que o árbitro Emerson de Almeida Ferreira não deu. Parece que ele queria ficar bem com a torcida de Volta Redonda. Um absurdo!

Em Araraquara o Palmeiras precisava demais do resultado diante do Botafogo. E apesar de suas limitações técnicas, até conseguiu desempenhar um bom futebol. Ainda assim vinha atrás do placar. O Fogão teve mais precisão nas finalizações de cabeça. Não fosse o Hernán Barcos o Verdão teria afundado há muito tempo. Esse gringo impressiona! Enquanto todos estão de cabeça baixa ele luta até o fim. É o Noé do Palestra! Fora que ele alcançou a meta dele prometida de 27 gols. Cadê o churrasco, hein Felipão? Paga o cara, pô!

Pior do que o empate em 2 a 2 para o Palmeiras foi a vitória do Sport pra cima do Vasco em pleno São Januário. O resultado fez com que os pernambucanos abrissem três pontos dos paulistas. Por sinal esse time do técnico Sérgio Guedes vai lutar até o fim para fugir do rebaixamento. Tem muito mais chances que os comandados do Gilson Kleina. Não preciso nem falar da Bahia, né? Venceu a Portuguesa no Canindé e afundou ainda mais os concorrentes do Z-4.

Pouca gente estava de olho no jogo de Taguatinga entre Corinthians e Atlético/GO. Até porque o Timão, que não queria mais nada na competição, venceu o lanterna Atlético/GO em ritmo de treino. A partida só serviu mesmo para rebaixar o Dragão matematicamente.

No Morumbi foi um tal de zagueiro fazer lambança. Pelo amor de Deus! Primeiro o Gum, zagueiro do Flu, tentou recuar a bola e deu de bandeja para o são-paulino Luis Fabiano. E bobeada na frente de artilheiro não tem perdão. Passados alguns minutos aconteceu rigorosamente a mesma coisa. Mas no outro lado. Só que o Rafael Tolói foi puxado pelo Samuel, na jogada que gerou o gol do Fred. O juizão ignorou o lance! Sacanagem! O Flu tem méritos pela campanha e vai ser campeão. Mas o empate foi injusto! De qualquer forma só uma desgraça tira o título do Flu e a vaga no G-4 do São Paulo.

O que atesta ainda mais esse título para as Laranjeiras foi a derrota do Atlético/MG para o Coritiba. Agora o negócio é se contentar com o vice e a excelente temporada que o Galo fez em 2012. Ainda tivemos a vitória do Náutico pra cima do Inter. Mas esse jogo também teve pouco significado objetivo para o campeonato.

Tags : pitacos