Blog do Neto

Crise?

Neto

Tite está com dificuldades de manter o elenco em alto nível

Como o futebol é cíclico, hein? No início da temporada o Corinthians era exaltado como o melhor time do País. Do título do Mundial de Clubes em dezembro até aqui o clube faturou mais duas taças: campeão do Paulistão e da Recopa Sul-Americana. Em outros tempos isso tudo por si só já era motivo para garantir a alegria da Fiel até o final do ano. Mas esse Timão mostrou tanto potencial que sofre constantemente com cobranças.

Vejam só, bastaram alguns maus resultado para muitos torcedores questionarem o técnico Tite e a qualidade do elenco. A maioria coloca o clube no início de uma crise. Mas posso falar a verdade? Se vocês conversarem com um preparador físico ou fisiologista ele vai explicar que nenhuma equipe consegue se manter no auge da sua forma física o ano inteiro. Isso é impossível! O pico de rendimento se dá em dois meses. Por isso inclusive que precisa ser feito um revezamento entre os atletas. Se forçar os caras começam a se lesionar. É o que está acontecendo, por exemplo, com o lateral Fabio Santos. O cansaço também bate naturalmente. É só analisar que contra o Botafogo o Danilo estava morto. Não conseguia desenvolver as jogadas. Romarinho a mesma coisa. Outro que abriu o bico foi o Pato. Disse que pretende encarar o Goiás, mas se mostrou exausto.

Sinceramente não sei se o Corinthians está em crise. Mas uma coisa é fato: o time do Tite hoje está muito mais próximo da zona de rebaixamento (8 pontos) do que propriamente da liderança da competição (13 pontos). Mas se continuar nessa pegada a primeira hipótese se tornará real. Afinal alguma coisa nesse planejamento está errada. Não é possível que uma equipe com tamanha qualidade tenha uma queda de rendimento tão radical.