Blog do Neto

Por que acabar com os clássicos???

Neto

São Paulo e Palmeiras se uniram contra o Corinthians em 2010

Minha indignação com as pessoas que dirigem nosso futebol só cresce a cada dia. Não bastasse os caras historicamente meterem a mão nos cofres dos clubes e federações (e na Confederação também, porque não?), eles são profissionais em fazer lambanças no regulamento das nossas competições. Vejam esse caso recente dos clássicos nas rodadas finais do Brasileirão. Desde que o campeonato por pontos corridos foi implantado no País em 2003, sempre que duas equipes ficavam pra decidir o título nos últimos jogos, era uma tal de mala branca pra lá, mala preta pra cá que chegava a irritar. Em 2009 a suspeita começou com força quando o Corinthians perdeu para o Flamengo em Campinas, prejudicando o São Paulo na reta final pelo título. O goleiro Felipe teria dado um 'migué' na cobrança do pênalti de Léo Moura.

Mas foi a partir da temporada seguinte, quando o mesmo Corinthians deixou de ser campeão do Brasileirão que as coisas mudaram. Supostamente porque os arquirrivais Palmeiras e São Paulo teriam 'entregado' os jogos para o Fluminense, que, coincidência ou não, disputava o título com o Timão naquele ano. Não sei se a tal 'entregada' realmente aconteceu. Foi estranho de fato, mas prefiro não acreditar nisso. Mas a polêmica fez algum gênio da CBF descobrir que colocando os clássicos nas últimas rodadas evitaria o transtorno.

Pois bem, caiu como uma luva o novo regulamento. Acabou com qualquer dúvida já que um time nunca facilitaria o jogo para seu rival. Só que para minha surpresa passados apenas dois anos os caras extinguiram essa regra. Alegaram que não teria como abrigar dois clássicos no Rio de Janeiro por problemas de segurança. Poxa vida! Então passasse uma das partidas para o sábado. Ou fizesse em Volta Redonda. Sei lá. Tem tanta alternativa! Disseram também que isolando os clássicos teria mais exposição de mídia. Conversa fiada! Até porque sempre passam os mesmos times na televisão. Agora tirar uma das poucas coisas que a CBF fez de positivo desde sua fundação é provar por 'A' mais 'B' a incompetência das pessoas que dirigem nosso futebol. Penso eu, até quando isso vai acontecer, hein? Até um Zico ou algum outro ex-jogador capacitado assumir a presidência da CBF?