Blog do Neto

Copa das Confederações prepara ou ‘engana’ para o Mundial?

Neto

Brasil perdeu para a Austrália em 2001

Desde quando o próprio Felipão deixou o cargo em 2002, não me lembro de um grupo da Seleção com identidade 100% positiva. Aquele grupo marcou principalmente por ter faturado o pentacampeonato. Depois teve até o tal quarteto mágico do Parreira com Kaká, Ronaldinho Gaúcho, Adriano e Ronaldo. Chegou a empolgar pelo bom desempenho no título da Copa das Confederações de 2005. Mas aquelas apresentações mais iludiram o torcedor que qualquer outra coisa. Tanto é que a preparação na Suíça para a Copa da Alemanha foi aquela várzea monstra. Os caras iam até pra balada no período de concentração. É brincadeira??? O resultado acabou sendo a queda precoce para a França.

Três anos depois a situação era outra. Não tinha mais a mesma bagunça extra-campo. Em compensação as boas apresentações na Copa das Confederações foram repetidas. O Brasil foi campeão mostrando uma equipe aparentemente consistente e equilibrada. E pra que, hein? No Mundial da África do Sul os caras se encolheram. Atuações burocráticas e uma eliminação traumática para a Holanda nas quartas-de-final.

O mais curioso é que na contramão de toda essa história, em 2001, na Copa das Confederações que antecedeu aquele Mundial da Coréia e Japão, a Seleção passou vergonha. Chegou a perder até para a Austrália! É mole? O time ainda estava nas mãos do Leão, e assim como acontece agora, o Felipão sucedeu um trabalho pela metade. Pode ser mera coincidência. Mas o torneio que tem tudo para ser a preparação para o que realmente importa, não tem sido bem aproveitado. Ou bem assimilado, pra falar a verdade.

Só espero que o Felipão mude essa história. Ou melhor, utilize a Copa das Confederações para atingir o mesmo objetivo da década passada.