Retrô 2012! E que venha o próximo ano!
Neto
O ano passou mais rápido que imaginava. E foi recheado de situações boas no futebol brasileiro. Não tivemos, por exemplo, a soberania de nenhum grande clube os torneios disputados. O cenário, aliás, foi bem equilibrado. No Paulistão o Santos do menino Neymar brilhou mais uma vez e levou o tricampeonato. Pegando na final o grande Guarani, que surpreendeu (depois faria papelão na Série B, sendo rebaixado). O Peixe ainda beliscaria a Recopa Sul-Americana. Muito legal! Pena que não empolgou tanto pelas derrapadas na Libertadores e no Brasileirão.
O Corinthians pode-se dizer teve um ano internacional. Até para calar os críticos e todos os torcedores rivais. Faturou de cara a Libertadores de forma invicta e fazendo a final contra o poderoso Boca Juniors. Incontestável! É verdade que no Brasileirão teve altos e baixos, mas o planejamento do Tite foi bem feito e foi coroado com o título do Mundial de Clubes.
O Tricolor também teve um ano inconstante. Mas ao menos terminou com chave-de-ouro com o título da Sul-Americana. Algo merecido para o garoto Lucas, que foi guerreiro até o fim e literalmente honrou a camisa. Até o Palmeiras, que fez papelão no rebaixamento do Brasileirão, ficou com o título merecido da Copa do Brasil. Fruto da falta de elenco qualificado e do consequente esquema pragmático do Felipão.
O Fluminense do artilheiro Fred fez um excelente 2012 e papou o Carioca e o Brasileirão. Por sinal o segundo título nacional em três temporadas. Prova de que a grana da parceira Unimed tem sido bem investida. Trabalho sensacional do Abel Braga, que pra falar a verdade, se fosse levar em consideração a competência do momento, era ele que deveria ter assumido a Seleção Brasileira.
Além de campeão estadual, o Galo também fez uma boa campanha no Brasileiro desse ano. Me desculpem as brincadeiras torcedores atleticanos! As bobagens que falo na TV contra o cabeção do Milton Neves. Respeito muito o clube e principalmente o presidente Alexandre Kalil. Excelente administrador! O time mineiro reabilitou o grande futebol do Ronaldinho Gaúcho. Espero que se repita em 2013.
Vale lembrar o bom trabalho do Marcelo Oliveira no Coritiba, que venceu o paranaense e foi vice da Copa do Brasil. Aquela turma com Lincoln e Éverton Ribeiro encaixou até determinado momento da temporada. No Sul, o que dizer das campanhas de Grêmio e Inter no ano? Bem aquém do que poderiam render! O restante dos clubes, amigos, passou vergonha. Pelo amor de Deus! Quanto vexame! É dormir e torcer para que 2013 comece rapidinho. É a melhor forma de dar satisfação para a torcida.