Zizao foi um marketing furado?
Neto
Apesar de ter minhas diferenças com o responsável pelo marketing do Corinthians, Luís Paulo Rosenberg, nunca neguei o trabalho sensacional que foi feito no clube nesse sentido nas últimas temporadas. Apoiado por uma equipe de profissionais competentes ele revolucionou o licenciamento da marca em milhares de produtos e também usou a imagem de alguns atletas para o benefício da instituição. O caso clássico disso foi o Ronaldo, que retornou ao Brasil em fim de carreira e alavancou ainda mais sua figura vencedora.
Mas a pergunta que não quer calar: e o Zizao? Segundo eles a contratação desse rapaz seria uma maneira inteligente de divulgar o Corinthians no mercado asiático. Mais precisamente na China, o País mais populoso do planeta. Mas será que deu certo? Do ponto de vista técnico obviamente que não. Até porque ele quase nunca é relacionado para os jogos do Timão. E vale lembrar que já chegou tendo duas lesões no ombro logo de cara. Só que e do ponto de vista de marketing, será que vem rendendo?
Também não acredito. Ainda não vi nem nas ruas, nem nos estádios sequer uma pessoa vestindo a camisa com o nome dele às costas. Pra falar a verdade nunca fiquei sabendo que o Zizao defendeu a Seleção do País dele. Indícios que só me levam crer que se bobear nem os chineses devam conhecê-lo. E se isso for verdade, não fez sentido nenhum sua contratação. E lá se vão alguns meses. Prova de que nem sempre o marketing dá bola dentro no futebol.
Ah, claro, espero que queime minha língua. Mas vendo o estilo desse chinês e as coisas da maneira como vão se encaminhando, acho bem difícil, viu?