Peixe fugirá da maldição do Centenário?
Neto
Neste sábado o Santos comemora 100 anos e nada melhor do que um título importante para coroar esse período tão especial. Certo? Claro que sim! Mas não é bem o que tem acontecido nos centenários dos principais clubes do País. Com exceção feita ao Vasco, que em 1998 comemorou o aniversário com o título da Libertadores, os demais só passaram vergonha. Vejam só o Flamengo. Em 95 fez 100 anos e baseou sua equipe contratando três dos principais atacantes do País: Romário, Sávio e Edmundo. O resultado foi um fiasco e muita polêmica extra-campo.
Já o Grêmio em 2003 viu o adversário vencer o Estadual, caiu nas quartas da Libertadores e de quebra terminou o Brasileiro com a vergonhosa 20ª posição. Mesma colocação do Botafogo, que na temporada seguinte completou os 100 anos se salvando do rebaixamento na última rodada. Antes passou longe do título Carioca e da Copa do Brasil.
O Atlético Mineiro também amargou um Centenário triste em 2008. Não foi campeão mineiro e ainda levou de presente uma goleada de 5×0 do seu maior rival. No brasileiro, ficou na 12º posição. O Inter/RS fugiu um pouco dessa rotina e levou o Gauchão de 2009. Mas no restante da temporada, nada! (e Copa Suruga não vale, né?). Maior vexame entre os grandes passou o Coritiba. Só levou pau no ano e ainda acabou rebaixado no Brasileirão do mesmo ano.
E o Corinthians? Foi tão vigiado e cobrado por um título que não levou nada no aniversário centenário. Só o Roberval Andrade, piloto do Timão na Fórmula Truck, se salvou. É brincadeira??? Mas e o Peixe? Será que a turma do Neymar e do Ganso vai quebrar essa estigma de fiascos nos centenários dos clubes. Competência eles tem. Basta apenas colocar em prática.