Blog do Neto

Pitacos da rodada

Neto

Por mais que já estejam definidos os 8 classificados para a próxima fase, essa penúltima rodada do Paulistão teve muita emoção. Começou no sábado com a excelente vitória do São Paulo pra cima do Mogi Mirim, que pra mim é a melhor equipe do interior. Foi a 10ª vitória consecutiva do Tricolor nesta temporada. Perdeu apenas o clássico contra o Corinthians. De qualquer forma sou obrigado a admitir que boa parte desse sucesso tem o dedo do técnico Emerson Leão, que teve humildade para rever seus conceitos de trabalho e vem conseguido tirar o que seus jogadores tem de melhor.

A Portuguesa mais uma vez pisou feio na bola. Estava vencendo o Linense por 2 a 0 mas amoleceu e sofreu o empate no final. Desse jeito o rebaixamento está virando uma realidade na vida da Lusinha.

Já no domingo, em Campinas, que jogão entre Guarani e Palmeiras, hein? O Vadão, que é um baita de um treinador, colocou seus jogadores para marcar a saída de bola do time do Felipão. Além disso, tecnicamente o Fumagalli desequilibrou. Participou ativamente dos 2 primeiros gols do Bugre. O que abriu o placar foi do zagueiro Neto, que tem muita qualidade. O jovem e bom centroavante Bruno Mendes, de apenas 17 anos, completou a vitória. Resultado que inclusive coloca o Guarani na 4ª colocação do Paulistão. Uma valorização incrível para um clube que até outro dia vivia uma crise sem precedentes. Do lado do Verdão não acho que é motivo pra tanto desespero, mas é fato que a equipe perdeu o fôlego. O técnico precisa fazer alguma coisa e não apenas criticar e por a culpa da má fase na imprensa.

No Pacaembu, apesar do mistão, o Corinthians jogou para o gasto, venceu o Paulista e colou no São Paulo na ponta da classificação. Na realidade isso pouco importa. Fundamental mesmo é se manter entre os 4 para garantir vantagem de mando. Certo é que o Tite vem fazendo um trabalho sensacional. Hoje é muito difícil o time dele sofrer gols, o que dirá perder jogos. O título estadual seria bom para o elenco ganhar moral. Mas o foco é total na Libertadores!!!

E no Cariocão? Todos praticamente garantiram a vaga nas semifinais da Taça Rio, menos o Flu, atual campeão do primeiro turno. Teria amolecido a equipe do Abelão? Difícil acreditar. Prefiro achar que faltou gás. Agora se houve uma tirada de pé acho um vacilo danado. Até porque é a chance do Flu vencer o Estadual por antecedência e trabalhar com tranquilidade na fase de mata-mata da Libertadores. Nunca neguei que acho a turma do Fred o melhor time do Rio. Só que sem ele sou mais Vasco, que conta atualmente com uma base forte em campo e excelente planejamento fora dele.

É verdade que os time da Colina perdeu o clássico para o Flamengo. Mas com toda a sinceridade não acredito em uma equipe que usa o Adriano para mascarar a má fase. É o fim da picada! Primeiro porque logicamente a presidenta Patrícia deveria agir por ela mesma para sanar os problemas. Depois me soa ridículo aproveitar a imagem de um cara problemático para dar migué no clima ruim da equipe. Seria cômico se não fosse totalmente trágico, viu?

Tags : pitacos