Técnico não ganha jogo, ganha campeonato!
Neto
Sempre ouvi gente falando que treinador não ganha jogo. Que os responsáveis são os jogadores. E isso tem sim um fundo de verdade. Mas a função de técnico é fundamental para um time de futebol. Vejam o caso do Muricy Ramalho. O cara pegou o São Paulo à beira da morte. Praticamente rebaixado. E não é que em poucas rodadas ele mudou o time da água para o vinho? Pois é, em 11 rodadas conquistou 7 vitórias, um empate e três derrotas. São 22 pontos, o que representa mais do que o Tricolor fez em todo o primeiro turno. Inclusive lidera o returno.
Aí te pergunto, dá pra afirmar que tem o dedo do técnico nessa reviravolta? Claro que sim! Ele chegou com uma mentalidade diferente e implantou sua filosofia de trabalho. Isso é planejamento, algo fundamental para um profissional que comanda. Lembro que na década de 90 o Luxemburgo também foi unanimidade. Conquistou dezenas de títulos na base do planejamento. Pensando em jogo após jogo. Traçando objetivos por rodadas.
Quem ganha os jogos são os atletas. Mas treinador ganha títulos. Tira time de situações difíceis. No caso do Muricy ainda pesa o fato dele ter uma baita identificação com a torcida tricolor. Se a direção do clube tivesse colocado ele logo no início, na saída do Ney Franco, era bem capaz do São Paulo estar brigando por uma posição no G-4. Mas como o 'Se' não joga, o sucesso da equipe do Morumbi vai ter que ficar só para 2014.