Maradona ou Messi???
Neto
Nesta terça-feira o Barcelona fez o óbvio e goleou o Granada por 5 a 2 pelo Campeonato Espanhol. Mas um fato especial marcou esse duelo. O argentino Lionel Messi marcou três vezes, somou 234 gols e se isolou na liderança da artilharia histórica do clube catalão. Isso mesmo! Ele ultrapassou o atacante César Rodriguez, ídolo das décadas de 40 e 50, que tinha 232 e detonou um recorde que durava 60 anos. É brincadeira?
A partir daí (aliás, até antes!) começaram a surgir várias pessoas dizendo que esse argentino estaria no topo como o maior jogador do futebol mundial de todos os tempos. Para vai! Não vou nem citar o Pelé, os três títulos de Copas do Mundo e seus 1281 que é até covardia. Vamos compará-lo então ao compatriota Diego Maradona.
Pois então, o Messi brilha no melhor time do planeta, disputou duas Copas do Mundo com a Seleção, marcou só um golzinho sem sequer ter passado das quartas-de-final. Não é considerado ídolo nem no País dele. Já o Maradona revolucionou o Napoli (uma espécie de Juventus da Moóca na Itália), que era uma equipe cheia de perna de pau e fez os caras conquistarem títulos importantes. Na Seleção disputou quatro Copas do Mundo, levou o time a duas finais e conquistou uma. Quer mais? Tem oito gols em Mundiais, alguns deles inesquecíveis como aquele que ele driblou o time todo da Inglaterra. É simplesmente mito na Argentina.
Talvez a diferença de ambos seja comportamental. É claro que o Messi, bonzinho e politicamente correto como aparenta ser, dá uma surra de bons modos no Dieguito. Mas não me venham com conversa fiada quando se fala do aspecto futebolístico. O Messi é sim um baita jogador! O melhor do mundo hoje disparado. Mas o Maradona ainda é muito melhor. Muito mesmo. Mas essa é apenas a minha opinião. E a sua?