Blog do Neto

Trazer o chinês é uma baita ideia!

Neto

Chen é reconhecidamente um reforço de marketing

Como já era esperado, tem muito torcedor rival tirando sarro do Corinthians pela contratação do tal chinês Chen Zhi-zhao. Mas com toda a sinceridade achei uma excelente estratégia de marketing. Até certo ponto ousada, eu diria. Que tecnicamente os orientais estão abaixo dos brasileiros, isso pode até ser verdade. Mas ultimamente tenho visto tanto pé-de-rato por aqui, que acredito até que possa dar certo esse rapaz dentro de campo.

A realidade é que o Corinthians está com um plano de potencializar sua marca no mercado estrangeiro. E nada melhor que fazer isso no mercado chinês, que tem mais de 1,3 bilhão de consumidores. Por sinal esse tipo de coisa já é feito pelos ingleses há muito tempo. No Manchester United, que é reconhecidamente uma das potências de marketing mundial, tem no elenco o sul-coreano Park. Ele até sabe jogar, mas alguém acredita que não exista alguém melhor para os caras contratarem? Lógico que existe! Mas vai perguntar em Seul qual clube estrangeiro é o mais popular por lá. Certamente um deles é o Manchester por causa do Park.

No rival Arsenal também tem outro coreano. O japonês Nakata atua pelo Bolton. Aliás, nesses clubes da terra da Rainha, principalmente os maiores, acontece uma tremenda mistura de etnias. E muito em função dessa divulgação de mercado global.

Esse rapaz que o Corinthians está trazendo não custou nada, já teve uma passagem pelo futebol português e tem apenas 23 anos. É conhecido o real motivo da diretoria em sua contratação. Mas, repito, tem tanto jogador ruim de bola por aqui que é bem capaz dele render em campo positivamente. Gostei do investimento.