Blog do Neto

A sombra do Luxa detonou Caio Junior

Neto

Caio Junior foi demitido do Grêmio

Quando o Flamengo demitiu o Luxemburgo teve muito treinador rezando 'Pai Nosso' e 'Ave Maria'. Afinal a classe é desunida demais e um cara com o currículo dele faz cartola crescer o olho. E penso que foi isso que aconteceu no Grêmio. Vê se pode? A diretoria contratou o Caio Júnior no final de 2011 para fazer o planejamento da nova temporada. Ele indicou jogadores, trabalhou a pré-temporada e definiu metas. E apesar de alguns resultados ruins, a campanha no geral até aqui não é de toda ruim. Foi 54% de aproveitamento dos pontos disputados.

Poxa vida, o cara dirigiu a equipe gaúcha em apenas 8 jogos. Isso mesmo! Fez só oito partidas e caiu. Foram quatro vitórias, um empate e três derrotas. Já vi treinador com o retrospecto muito pior com moral. É brincadeira? São por situações como essas que não tenho dó de time de futebol. Principalmente de dirigente irresponsável, que faz o que quer com o dinheiro do clube e detona injustamente profissional sério.

De qualquer forma, como já esperado, o Grêmio anunciou o Luxemburgo como novo técnico. Sempre fui fã do trabalho dele. Só que ele precisa rever alguns conceitos na carreira. Ou seja, quando quer se dedicar única e exclusivamente a função de treinador, ele dá show. É um dos melhores do mundo. Mas quando fica nessas de querer ser 'manager', se perde todo.

Tem também aquele negócio de querer levar 200 auxiliares, fotógrafo, gato, cachorro e papagaio. Isso não está com nada! Se concentra no trabalho e pronto. Pouca gente sabe mas nos últimos seis anos o Luxa conquistou 5 estaduais (Santos em 2006/07, Palmeiras em 2008, Atlético/MG 2010 e Flamengo em 2011). Não é para qualquer um.

Pode parecer meio contraditório, mas ao mesmo tempo que achei falta de ética e de respeito com o Caio Júnior, gostei da contratação do Luxemburgo por parte da diretoria do Grêmio. Vou ficar na torcida para que dê certo.