Blog do Neto

Fim dos tempos em que o futebol era decidido no campo

Neto

Felipão xingou o trio de arbitragem e foi absolvido pelo STJD

Felipão xingou o trio de arbitragem e foi absolvido pelo STJD

Tenho 48 anos e lembro do tempo em que o futebol era decidido dentro de campo com gols e jogadas de efeito. De repente uma expulsão polêmica também contribuía para a vitória de determinado time. Mas tudo ficava ali, na arena, onde o futebol de fato tinha que ser disputado. O problema é que de uns tempos para cá alguns senhores engravatados tem chamado muito mais atenção das páginas esportivas que o próprio esporte. Os tais auditores do STJD tem interferido substancialmente nos jogos, a ponto inclusive de atrapalhar ao invés de ajudar.

O mais importante a se dizer é que falta critério para esses senhores. Nesta quarta, por exemplo, o corintiano Guerrero foi julgado e punido em três partidas por um encontrão no árbitro Leandro Bizzo Marinho. Ao meu ver sem intenção, diga-se de passagem (ao contrário do Petros, que voltaram atrás na justa punição). Já o Valdívia pisou intencionalmente no flamenguista Amaral e pegou apenas dois jogos. Qual a lógica? O advogado do Verdão achou uma brecha no regulamento da justiça desportiva para antecipar a audiência? Para vai! Conversinha fiada! Isso é um peso e duas medidas.

Há algum tempo o Emerson Sheik, ainda no Botafogo, pegou gancho de quatro jogos por ofender o árbitro durante uma partida contra o Bahia. O curioso é que o Felipão foi expulso durante uma partida do Grêmio, xingou tudo e mais um pouco, e não aconteceu absolutamente nada. Foi absolvido! É brincadeira?

Só quero crer que os julgamentos sejam feitos sem olhar o distintivo da camisa ou o nome do jogador. Se promover ou usar a grandeza de determinado clube para se promover é antiético. Ridículo e patético, pra falar a verdade! Apesar que sempre prefiro acreditar na honestidade e decência das pessoas.

Ai que saudade dos tempos em que futebol era uma bola e 11 jogadores pra cada lado…