Blog do Neto

Triste fim de carreira?

Neto

Alex pode encerrar a carreira rebaixado com o Coritiba

Alex pode encerrar a carreira rebaixado com o Coritiba

Todo jogador de futebol que atinge o auge em grandes clubes do País e do mundo sonha com uma aposentadoria tranquila. E mais, procura encerrar a carreira por cima. O 'Rei' Pelé foi muito inteligente em pendurar as chuteiras em alto nível mesmo sabendo que ainda tinha um pouquinho mais de lenha pra queimar. Mas infelizmente isso não é uma prática comum entre a boleirada. Tem gente que se arrasta no final. Confesso que fiz isso também. A partir dos 30 anos percorri clubes menores tendo a dificuldade psicológica de parar de jogar futebol.

Entretanto existem casos diferentes no meio da bola. O baixinho Romário, hoje deputado federal, prolongou a carreira só para atingir a marca dos mil gols. Se não me engano ele ultrapassou os 40 anos fazendo mais gols que a maioria dos moleques de 20. Rogério Ceni está em um caminho parecido. Aos 41 segue como uma das principais estrelas do São Paulo. Entretanto começaram a aparecer as deficiências técnicas. O reflexo já não é o mesmo e nem o posicionamento. Também não faz os mesmos gols de falta, fundamento que sempre se destacou como especialista.

Outro jogador incrível que está em baixa é o meia Alex. Realizou o sonho de voltar ao Brasil para defender o clube de coração. Mas infelizmente o Coritiba não está dando uma equipe com a qualidade compatível com a de seu ídolo recente. Os paranaenses hoje amargam a lanterna isolada do Brasileirão com uma campanha sofrível. Ainda assim o Alex é o artilheiro da equipe na competição com quatro gols. Pode se questionar se ele fez certo ou não em retornar ao clube, mas se for rebaixado seria o triste fim de um dos maiores meias-esquerdas que vi no esporte.

A verdade é que ao contrário do passado, quando o jogador não era tão bem remunerado, hoje pode se preparar melhor e pontualmente para encerrar a carreira em alta. Uma pena que a paixão pelo esporte e/ou a vaidade as vezes prolongue as coisas.