Blog do Neto

Felipão, coloca mais um no ataque!

Neto

Felipão já teria 99% definido o grupo de jogadores que irão para a Copa

Felipão já teria definido 99% do grupo de jogadores que irá para a Copa

Esses dias vi uma propaganda na TV de uma operadora de celular onde o Felipão é assediado pelas pessoas dentro de um avião. Pra finalizar o comercial uma comissária de bordo desabafa o mesmo pensamento que o meu: ''Se der coloca mais um lá no ataque!''. É isso mesmo! Ao invés da ideia fixa e quadrada de levar um reserva exato para cada posição, o treinador brasileiro deveria ser mais maleável. Afinal precisamos muito mais de opções lá na frente que na lateral, por exemplo.

É certo que nas alas estaremos com Daniel Alves pela direita e o Marcelo pela esquerda. Pois bem, nesse caso é levar mais um reserva que executaria bem os dois lados. Se o Marcelo machucar ou levar o terceiro cartão, o jogador do Barcelona faria tranquilamente essa função. Nesse caso chamaria uma opção para a direita, que seria o Maicon. Dá até pra tirar um volante, poxa vida! Fato é que em Mundiais normalmente há a necessidade de ousar em determinados momentos. Pra isso, se perdermos um dos centroavantes (ficar só com uma opção) é dureza.

No tetra de 94 o Parreira convocou a dupla Romário e Bebeto, e deixou como opções os centroavantes Viola e o Ronaldo Fenômeno. No penta o Ronaldo só tinha o Luizão para substituí-lo. Ou seja, tudo indica que o Felipão vá mesmo com apenas dois homens mais de área. Apenas um reserva. Lá em 2002 deu certo. Ninguém machucou ou levou cartão. Mas acho pouco. Luis Fabiano ou Diego Tardelli como terceira peça ofensiva deixaria o grupo bem mais competitivo. Artilheiro de qualidade em boa fase sempre vale a pena.