Blog do Neto

Eis que começou a tal Copinha…. ou seria ‘Copona’???

Neto

O meia Boschilia, do São Paulo, é uma revelação de verdade nessa Copinha

O meia Boschilia, do São Paulo, é uma revelação de verdade dessa Copinha

Se não me engano o ano era 1983, eu entrava em campo pelo Guarani para disputar minha primeira e única Copa São Paulo de Juniores. Lembro que eram uns 20 times,  apenas os melhores e maiores clubes estavam na disputa. Só tinha moleque bom de bola e a competição era intensa. Passados pouco mais de 30 anos no que se transformou esse torneio, hein? Pra mim, com toda a sinceridade, uma aberração! Gostaria de saber que campeonato no mundo reúne 104 times e mais de 2 mil jogadores? Só pode ser piada de mau gosto!

O mais politicamente correto vai dizer que todos os garotos merecem uma oportunidade na vida. Merecem sim, mas pra isso servem peneiras e afins. Não acho que um torneio da importância histórica da Copinha tenha que ser usado de testes. Acho um absurdo, pra dizer bem a verdade. Tem vários times que alguns empresários montam e batizam só para, digamos, expor suas mercadorias. Me desculpem pela expressão, mas essa é a grande realidade. Hoje o menino pra jogar bola não sabe se procura um clube ou um bom empresário pra ter uma chance. Pra falar a verdade hoje a segunda opção é bem mais viável.

Quando você abre brecha no regulamento pra tanta gente, o torneio é nivelado por baixo. Começa a valer mesmo lá pelas quartas-de-final quando os melhores ficam. E vocês acham correto enganar o público com joguinhos meia-boca? Claro que não! Um monte de moleque ruim de bola e despreparado. Uma coleção de câimbras.

Olha amigos, posso ser chato muitas vezes, mas penso no bem do futebol. Essa Copinha que parece Copona inchada pra mim perdeu a magia de outros tempos.