Blog do Neto

Troca de técnico na véspera pode ter atrapalhado?

Neto

Autuori foi contratado para substituir Cuca antes do Mundial

Autuori foi contratado para substituir Cuca antes do Mundial

Sei que agora todo mundo vai inventar duzentos motivos pra justificar a derrota surpreendente do Atlético/MG para o Raja Casablanca nas semifinais do Mundial de Clubes. Mas posso falar a verdade? Só um deles de fato me coloca uma pulga atrás da orelha. Fiquei sabendo que o time mineiro embarcou ao Marrocos já sabendo que o técnico Cuca seria substituído pelo Paulo Autuori. Olha, podem falar o que for, mas nesse esporte onde conta tanto uma linha de comando definida, sei não se isso não pode ter prejudicado psicologicamente a equipe do Galo.

Uma prova clara disso foi o comportamento do lateral Marcos Rocha ao ser substituído. Xingou o Cuca de tudo quanto era palavrão. Será que teria tomando a mesma atitude se soubesse que o treinador ficaria após o torneio? Acho que não, viu! De fato o comandante do Galo na conquista da Libertadores recebeu uma oferta milionária do futebol chinês. Dessas difíceis de serem recusadas. Tipo independência financeira definitiva. Mas talvez trocá-lo antes surtisse um efeito melhor. Sinceramente não sou o dono da verdade nessa história. Tenho sérias dúvidas sobre o assunto. Mas acho que se o Autuori tivesse assumido, o resultado poderia ser diferente. O espírito certamente seria outro.

Sempre digo que quando o foco do profissional, seja de qualquer área, não está naquele trabalho, o melhor a se fazer é trocá-lo. Para não atrapalhar ninguém. Longe de dizer que o Cuca é culpado por algo. Não é isso. Mas talvez tenha faltado mais jogo de cintura da diretoria. Disse talvez. O que acham?