Blog do Neto

Crise no eixo Rio-SP

Neto

Atlético/MG foi campeão da Libertadores de 2013

Atlético/MG foi campeão da Libertadores de 2013

Durante muito tempo o futebol de São Paulo do Rio de Janeiro dominou o Brasil. Não à toa até hoje são as torcidas dominantes no Norte e Nordeste do País. Mas nunca houve uma crise tão grande nos principais clubes desses dois Estados. No Rio, com exceção do Botafogo que por enquanto ainda figura no G-4 do Brasileirão, as demais equipes andam extremamente irregulares. O Vasco e o Fluminense não preciso nem falar, né? Brigam desesperadamente para não cair. Já o Flamengo é verdade que está com um pé na final da Copa do Brasil. É verdade também que melhorou bem depois que o Mano Menezes deixou a Gávea. Mas posso falar a real? O futebolzinho ainda é bem burocrático. Bola de décimo colocado no Nacional. Pouco para empolgar.

Os clubes paulistas, então, estão vergonhosamente se arrastando no Brasileiro. O melhor é o São Paulo que embalou uma boa sequência nesse retorno do Muricy. Mas não acredito (nem pela Sul-Americana) que dispute a Libertadores em 2014. E o Corinthians? Que papelão! Campanha ridícula. Jogou fora o prestígio de atual campeão mundial. O Santos depois que o Neymar saiu também ficou sem sal. Uma equipe bem comunzinha. Lusa e Ponte também lutam contra o Z-4. Poxa vida! Pela primeiro vez após 15 anos o futebol paulista não colocará um representante na principal competição do continente. Aliás, é o Fogão vacilar e o Flamengo tropeçar na Copa do Brasil para isso se estender também para o Rio.

O que significa dizer que a soberania do eixo Rio-São Paulo finalmente balançou. Por pura incompetência dos dirigentes. É claro que isso também é mérito dos cartolas de outros grandes clubes do País, que souberam trabalhar mesmo com os privilégios da CBF e dos direitos de TV para os rivais. Parabéns aos mineiros, que foram grandes em 2013! E parabéns aos gaúchos que se mantiveram fortes no cenário nacional nas últimas temporadas. Torço para que isso amplie e tenhamos um futebol brasileiro mais igual e bem distribuído.