Blog do Neto

O sucesso vem da água ou dos olhos de ex-jogadores?

Neto

Neílton é uma das novas revelações do Peixe

Não cheguei a ver a turma de Pelé no auge da forma física. Mas pelas imagens que passam na TV fica nítido que eram jogadores diferenciados. Não à toa o Santos foi soberano durante pelo menos duas décadas. Mas nos anos 80 acompanhei de pertinho o surgimento da geração de Pita, Juary e João Paulo. A primeira turma que ficaria conhecida como 'Os meninos da Vila'. Com um futebol rápido e envolvente o Peixe conquistou o Paulistão de 78 e decidiu o Brasileirão de 83.

Depois viria a turma de Robinho e Diego, que além de conquistar dois Brasileiros, devolveu o orgulho do torcedor santista. Não demorou muito e pintou a dupla Paulo Henrique Ganso e Neymar. Pelo amor de Deus! Esses dois caras redefiniram qualidade técnica no País e conquistaram muitas taças. Entre as quais o tricampeonato Paulista e a Libertadores da América.

Mas não bastou a saída dos dois para que mais uma geração de craques surgisse no clube. Todo mundo fala do Neílton, até pelas comparações com Neymar. Só que além dele tem uma safra sensacional!  Só para citar alguns, estiveram em campo contra o Crac pela Copa do Brasil o zagueiro Gustavo Henrique (excelente!), os volante Alison, Alan Santos e Lucas Otávio, além dos meias Leandrinho, Pedro Castro, Léo Cittadini e o atacante Giva. Todos muito bons. Deram conta do recado.

Pra falar a verdade estava na dúvida se essa molecada conseguiriam suprir a ausência do ex-camisa 11, mas depois de ver atentamente alguns jogos percebi sinais claros de evolução. Óbvio que ainda precisam ser lapidados. Só a experiência trará isso. Mas aos poucos vão recolocando o Peixe no caminho das vitórias. Muito em função também do técnico Claudinei Oliveira, que vem dando respaldo para que isso aconteça.

Só me impressiona o trabalho constante que é feito na base santista. É craque chegando atrás de craque. Seria a ação direta dos olhos de ex-jogadores e ídolos que trabalham ali ou simplesmente é a água que bebem na Baixada? Tem gente que acredita na segunda opção, mas fico com a primeira.