Blog do Neto

Nota 10 pra Seleção! Só precisa ter cuidado com o meio-campo

Neto

Fred fez 2 gols e arrebentou a Itália

Estive presente na Arena Fonte Nova (belíssima, por sinal!) e vi o Brasil jogar razoavelmente bem contra os italianos. O torcedor mais otimista deve estar perguntando: ''Como assim razoável? Vencemos os caras, poxa vida!''. Pois é, mesmo tendo nossos dois atacantes jogando o fino da bola, penso que sofremos com o adversário no meio-campo. Eles dominaram o setor durante boa parte do jogo e não fosse a inspiração do Neymar e principalmente do Fred, poderíamos ter perdido em Salvador.

Uma coisa que venho falando há muito tempo é que o Felipão precisa reciclar seus conceitos táticos. As coisas no futebol de hoje não funcionam mais como era na década passada. Nosso treinador está escalando o Luiz Gustavo na proteção da defesa. Ele até faz bem isso, mas dependendo do adversário deixa buracos na marcação do meio. Quando tem o ofensivo Hernanes no jogo a coisa complica ainda mais. Por isso que o Paulinho faz falta. Ele é o quem melhor executa essas duas funções.

Mas contra os italianos a melhor estratégia era escalar o Fernando. Assim fecha o meio e dá liberdade para os três atacantes jogarem juntos com o Oscar na armação. É claro que isso poderia funcionar contra eles. Mas cada jogo é um jogo. Isso o treinador deveria saber. Apenas uma crítica construtiva, viu Felipão??? Mas pelo resultado a Seleção está de parabéns!