Blog do Neto

Luxa só funciona com craques? Fica a dúvida!

Neto

É óbvio que todo técnico sonha em montar o melhor time que o caixa do clube puder. Mas os acontecimentos da vida profissional de Vanderlei Luxemburgo mostram que ele é até um pouco dependente disso. Não lembro de uma só equipe que ele tenha trabalhado que seja tecnicamente fraca. E por incrível que pareça isso não é uma crítica. Apenas estou constatando que ele se dá melhor mentalmente com os grandes jogadores. Talvez alguma química faça esses caras entendê-lo melhor. Sei lá.

André Santos foi apresentado como reforço do Grêmio

O mais curioso é que pra dar liga esses jogadores além de bons tecnicamente, precisam ser tranquilos e obedientes taticamente. Pra falar a verdade, até meio passivos. Pra não bater de frente e causar um choque de 'vaidades' com o treinador. A manobra feita no Grêmio é uma prova muito clara disso. Afinal ele tinha no elenco atletas de bom nível. Mas muita gente que questionava o comando. Gente com personalidade. E isso pra ele é reflexo de insucesso.

Vejam só, Luxemburgo pediu a contratação do palmeirense Barcos. E teve a intenção de mandar para o Palestra cinco bons jogadores. Mas que causavam problemas para ele. Tanto é que pra mim foi um baita negócio para o Verdão. O zagueiro Vilson, o volante Léo Gago e os atacantes Leandro e Marcelo Moreno são nomes de qualidade. Estranho o comandante gremista querer se desfazer deles. O garoto Rondinelly, pra falar a verdade, nem conheço. Mas segundo consta surgiu bem no Vila Nova de Goiás. Ficou com cara de uma espécie de reciclagem.

Me parece que Luxa também está em atrito com o Kléber. Algo esperado. Só acho que na estratégia dele pode ser um tiro no pé a contratação do lateral André Santos. E não pelo nível do jogador, que é excelente. Mas digo pela personalidade do lateral. Não duvido que logo mais apareçam problemas entre os dois.

A verdade é uma só! O Luxemburgo está montando no Grêmio um time muito forte. E muito caro também. E pela experiência dele na função, tem tudo pra dar certo. Agora se der errado vai ser um tremendo desperdício de dinheiro.