Blog do Neto

Arriscando no mercado da bola

Neto

Lúcio foi apresentado no São Paulo

É verdade que os principais clubes paulistas foram muito bem nessa temporada. Conquistaram praticamente tudo o que podiam. Mas acho que estão arriscando demais em busca de reforços para 2013. O São Paulo, por exemplo, apresentou o zagueiro Lúcio como principal novidade até aqui. Mas prestes a completar 35 anos ele está longe (muito longe!) de ser o mesmo jogador vigoroso do pentacampeonato com a Seleção em 2002. Por sinal ele foi muito mal nos últimos anos. Aliás, se na Juventus da Itália ele não vingou, quem me garante que isso vai acontecer no Tricolor? Ah, e o recado vai para o cartola João Paulo de Jesus Lopes: não é porque o cara está com barriga tanquinho que ele está bem fisicamente e vai jogar bola, viu? Na minha visão o time precisaria de mais um volante e um meia. Não está faltando zagueiros.

No Corinthians os caras estão colocando o carro na frente da boiada. O time acabou de ser campeão mundial e a diretoria está em busca de reforçar o elenco com jogadores questionáveis do ponto de vista financeiro. O Renato Augusto, ex-Flamengo, e que estava no futebol alemão, não precisava chegar nesse momento. Além de caro, o Tite tem no elenco jogadores muito mais capacitados do que ele. E tem mais: é preciso valorizar quem roeu o osso na campanha de 2012. Já no caso do Alexandre Pato, pra que gastar mais de R$ 40 milhões em um rapaz que não consegue manter uma sequência de jogos? Ele teve 16 lesões em 5 anos de Milan. É arriscar demais! É importante dar moral para o Guerrero, que foi herói no Japão.

O Palmeiras também tem anunciado a possibilidade da contratação do Rodrigo Souto como a salvação. Isso sem contar a proposta sem sentido pelo Riquelme. Já disse em outras oportunidades, a prioridade do clube tem que ser voltar para a elite do futebol. Ou seja, a diretoria tem que gastar com coerência e os pés no chão. Sem sonhos impossíveis.

O único tiro arriscado que vejo com bons olhos é o do Santos com o Robinho. Apesar de não ser o mesmo atacante ousado e genial do início da carreira, ele tem muita qualidade técnica. E como ídolo do clube pode formar com Neymar uma dupla de grande capacidade. Se conseguir pagar algo dentro da realidade do clube, pode ser uma boa. Aliás, esse é o momento dos clubes agirem com tranquilidade e inteligência.