Blog do Neto

Pitacos da rodada – O Brasileirão 2012 chegou ao fim!

Neto

Apesar do fim de campeonato um tanto melancólico, principalmente por ele ter sido decidido há algumas semanas, acho o sistema de pontos corridos justo para quem mantém uma regularidade ao longo da temporada. Nessa última rodada deu pra notar algumas situações recorrentes em 2012. No clássico de sábado entre Santos e Palmeiras, por exemplo, o Neymar apanhou como sempre. Viram a entrada criminosa do argentino Román no menino? Pelo amor de Deus! E o Verdão? Pois é, perdeu como fez durante boa parte desse Brasileirão. Triste fim!

Falhas  individuais foram bem comuns durante o ano. Assim o Bahia escapou do rebaixamento. Erro grotesto do zagueiro do Atlético/GO! Quem também pisou feio na bola foi o corintiano Wallace no clássico contra o São Paulo. Furou bizonhamente a bola que gerou o terceiro gol do Tricolor. Aliás, apesar da vitória do time do Ney Franco ter sido extremamente merecida, principalmente pelas atuações do Maicon e do Casemiro, o que dizer da arbitragem? Assunto do ano todo, o trio do apito errou feio no gol anulado do Timão ainda no primeiro tempo. O auxiliar que anulou o lance precisa de óculos urgentemente. Lances assim me fazem questionar: pra que aqueles outros dois assistentes na linha de fundo? Mera figuração ou tirar um troco a mais dos clubes?

Mas ainda haviam dois motivos de disputa: uma vaga para a Série B em 2013 e o vice-campeonato que daria a vaga da Libertadores direto para a fase de grupos. No primeira caiu o Sport. Apesar da boa sequencia nessa reta final, os pernambucanos pagaram pela campanha ridícula. Já lá na frente o Galo venceu o arquirrival Cruzeiro e roubou a segunda colocação do Grêmio, que não saiu do empate com o Inter (quebra-pau ridículo no fim do jogo). Mas querem saber? Os gaúchos fizeram um bom trabalho, mas acho que os mineiros mereceram mais esse vice. Tiveram uma baita regularidade e contaram com jogadores de alto nível em grande fase, como Ronaldinho, Réver e Bernard. Na realidade não vi nada de incomum no Brasileiro de 2012. Todos tiveram méritos ou foram punidos pela bola que realmente apresentaram. Mas uma coisa é fato: se tivessem mais algumas rodadas o São Paulo brigava por essa taça, viu?

Tags : pitacos