Blog do Neto

Messi pode superar Pelé? Pelo menos nos números sim!

Neto

Messi está superando o 'Rei' nos números

O brasileiro deve estar me xingando só em ler essa manchete no blog. Ms esperem um pouco! É claro que bola por bola sou mais o nosso 'Rei' do futebol. Pelé foi tricampeão do mundo pela Seleção Brasileira e colecionou títulos coletivos e pessoais com a camisa do Santos. Os números dele foram tão expressivos que ninguém imaginou que no futebol moderno, onde a marcação é tão intensa, haveria alguém capaz de chegar perto. Pois é, eis que neste novo século surge um argentino baixinho que tem apresentado um retrospecto impressionante. Lionel Messi, de apenas 25 anos, saiu ontem da partida do Barcelona contra o Spartak pela Liga dos Campeões com mais um recorde garantido, o de gols internacionais numa só temporada. Está ao lado do inglês Vivian Woordward, autor de 25 gols em 1909. Ou seja, uma marca que durava 103 anos. É brincadeira???

De quebra ele ficou mais perto de Gerd Müller como recordista em balançar as redes em uma única temporada. Para chegar ao alemão, faltam cinco – o argentino tem 80. Nesse quesito o gringo já deixou o Pelé para trás há muito tempo.

Talvez o que mais diferencia ele do Pelé são os números defendendo suas respectivas Seleções. Enquanto o gênio brasileiro fez tudo o que poderia com a camisa amarela, o craque argentino até aqui decepciona. Tem sim título do Mundial Sub-20 e até uma medalha de ouro em Pequim em 2008. Mas isso é muito pouco para quem brilha tão intensamente no Barcelona.

Só para se ter um exemplo, em clubes, Pelé conquistou dois títulos continentais (Libertadores) pelo Peixe. Messi já tem três Ligas dos Campeões da Europa. É mole? É duro cravar que o hermano vai ser melhor no fim da carreira. Os mais saudosistas nem sonham com isso. Nem eu acho que com a bola no pé isso é possível. Mas é fato que tempo está passando, a bola rolando e o argentino está aos poucos ultrapassando os números do brasileiro. Na real? Gênio por gênio sou muito mais Pelé e Maradona. Só que falou em objetividade e recordes de gols e títulos, pensou nesse moleque argentino que é muito bom de bola.

Ah! E se o Neymar sonha em superá-lo um dia, precisa ir para o Velho Continente encará-lo de igual para igual.

Tags : Messi Pelé