Blog do Neto

O que ficará de legado da Unimed?

Neto

Flu treina no campo esburacado das Laranjeiras

É inegável o excelente trabalho que a patrocinadora Unimed vem fazendo em parceria com o Fluminense. De uma equipe desacreditada, que tinha inclusive sido rebaixada para a Terceira Divisão do Brasileirão, se tornou uma das principais potências do País. Recentemente venceu dois Campeonatos Brasileiros, uma Copa do Brasil e chegou nas finais da Libertadores e da Sul-Americana. Isso sem contar os Estaduais. Bem, a vida do torcedor tricolor está uma maravilha. Mas fiquei pensando o que ficará de legado para o clube após a saída do patrocinador?

Vejam bem, não estou aqui fazendo uma crítica ao time. Muito pelo contrário. Estou apenas propondo uma análise mais ampla. Afinal o Fluminense não tem estádio que dê para utilizar, não tem Centro de Treinamento (utiliza o próprio estádio das Laranjeiras, que não tem boas condições para isso) e muito menos porcentual considerável de jogadores 'próprios'. Quero dizer, a maioria esmagadora dos craques do elenco são fatiados igual pizza. E mais: quem paga boa parte dos salários é a Unimed.

Por isso me pergunto: se amanhã os empresários acordarem de mau-humor e quiserem desfazer a parceria, o que restará? Apenas os títulos? Que me desculpem os mais otimistas, mas um clube forte se faz com uma estrutura forte. Condições dos atletas se desenvolverem. Vale lembrar que o Muricy deixou o clube, como técnico campeão brasileiro em 2010, muito em função disso. Reclamava da falta de estrutura do Flu.

Temos vários exemplos que comprovam essa tese. E acredito que os cartolas tricolores estão perdendo uma excelente oportunidade de construir um ativo interessante. De repente um CT de primeiro nível. Um estádio, vai saber…

Em tempo: Para não parecer desinformado, sei que a Prefeitura do Rio cedeu um terreno para o Fluminense construir seu CT. Mas também sei o quanto tempo demora e quanta grana demanda uma construção de algo de primeira linha. Até por isso prefiro esperar ficar pronto. Porque o futebol está cheio de promessas não cumpridas. E mais, tem gente que fala que o Maracanã será o estádio do Fluminense. Ah, faça me o favor vai! Sempre será público. Quanto aos jogadores, realmente o elenco conta com bons valores formados em Xerém. Mas todos os principais são, digamos, 'arrendados'. Aí fica difícil, né?