Blog do Neto

Não se compara Deco com Valdívia

Neto

Deco briga com Flu pelo título; Valvídia torce para Verdão escapar do rebaixamento

Tenho recebido muita reclamação de gente dizendo que não critico o Deco, do Fluminense, que assim como Valdívia teria ficado boa parte do Brasileirão de fora se recuperando de lesões. Posso falar a verdade? O jogador do Palmeiras nem larga com o camisa 20 do time das Laranjeiras! Primeiro que tecnicamente o Deco é muito melhor. Trata-se de um articulador nato que sabe fazer gols. Já o chileno até reúne boa técnica, mas é fominha e quase não balança a rede. Pra se ter uma ideia não tem nenhum no campeonato. Foram apenas três em toda a temporada. É brincadeira?

Depois se analisarmos as carreiras vai dar até dó do palmeirense. O jogador brasileiro atuou em alguns dos melhores clubes da Europa e tem uma coleção incrível de títulos, com destaque para duas Ligas dos Campeões e um Mundial. E o Valdívia? No total tem um campeonato chileno pelo Colo-Colo e o Paulistão e a Copa do Brasil com o Palmeiras? Para vai! Se colocarmos os números específicos desse Brasileiro, que é exatamente onde sou questionado, aí a situação piora para o gringo. Deco jogou pouco, é verdade. Das 32 rodadas ele esteve em campo em apenas 15.  Mas soma mais de 80% de aproveitamento de pontos. Só perdeu um jogo, justamente o confronto direto contra o Atlético/MG na semana passada.

Valdívia participou de dois jogos a mais: 17. Em contrapartida perde em minutos dentro de campo, já que em apenas nove jogos atuou durante todos os 90 minutos. Ah, e Deco também fez gol no campeonato, diga-se de passagem. Mas sua especialidade mesmo são as assistências. Na média ele dá um passe para gol a cada dois jogos. São oito em 15. É mole? Portanto, amigos internautas (normalmente os palmeirenses mais crentes no futebol do chileno), por mais que o Deco sofra sim com lesões, está mais do que provado que não existem comparações entre os dois. Deu pra entender?