Blog do Neto

Os culpados pela crise no Palmeiras

Neto

O torcedor do Palmeiras pode ficar bravo comigo sem problema nenhum. Mas se o clube chegou nessa situação caótica de 'quase' rebaixamento, os motivos pra mim são muito óbvios. Em primeiro lugar o péssimo respaldo da diretoria, que desde quando o Belluzzo era presidente, optou por planejar um elenco com poucos jogadores caros e baixa qualidade técnica. Ou seja, na ocasião só os salários de Kléber, Valdívia e do técnico Felipão dava pra sustentar a maioria das folhas salariais dos times brasileiros. Um desequilíbrio tremendo!

Valdívia e Felipão tem grande parcela de culpa pela péssima fase do Verdão

Claro que o treinador tem grande participação nessa péssima fase. Afinal ele assumiu a equipe após a Copa da África, em julho de 2010, e só fez papelão. Em pouco mais de dois anos no comando dele, o Palmeiras contratou 35 jogadores e totalizou mais de três times completos em negociações. A maioria de nível questionável, como Max Pardalzinho, Rivaldo, Gerley, Pedro Carmona, Ricardo Bueno, Betinho, etc… De quebra só venceu um título (Copa do Brasil 2012). Nessa segunda passagem foram 154 jogos, 65 vitórias, 47 empates e 42 derrotas. Pouco mais de 50% de aproveitamento dos pontos. Muito pouco para um técnico tão valorizado e exaltado.

Mas vale lembrar que o Valdívia também tem uma baita parcela de culpa nesse Brasileirão pífio. Afinal o cara não pode ser o craque do time, o camisa 10, e não marcar um golzinho sequer na competição. É até ridículo! Ao invés de jogar bola prefere se fazer de vítima e ficar mandando baba-ovo escrever carta por aí. É brincadeira??? A prova da ineficiência do chileno estão nos números. Desde que retornou (por uma fortuna, diga-se de passagem) ele participou de apenas metade dos jogos. Quer dizer, de 162 partidas ele só atuou em 82. Sendo que dessas ele só ficou os 90 minutos em 31. É mole? (http://www.verdazzo.com.br/verdazzo/valdivia-em-numeros)

Não posso esquecer de creditar uma parcela do fiasco do time aos torcedores vândalos que quebraram o Pacaembu. Graças a esses marginais o Palmeiras não poderá lotar um estádio na capital para apoiar a equipe. Absurdo! Agora terá de buscar forças no interior. Mais precisamente em Araraquara. Espero que tenha mais sorte.

Portanto, concluindo, está claro que se o Palmeiras está nessa situação se deve ao quarteto 'diretoria/treinador/craque/torcida'. Senso comum? Talvez. O mais curioso é que todo mundo está tirando o seu da reta. Uma pena. Até por isso eu que estava tão confiante com uma virada espetacular sob o comando do Gilson Kleina, já começo a pensar o contrário.