Blog do Neto

Castán era o equilíbrio defensivo do Timão?

Neto

Zagueiro foi vendido para a Roma da Itália

Pode parecer coincidência e ainda cedo para analisar, mas os números mostram que a saída do zagueiro Leandro Castán tem sido crucial para a queda de rendimento da defesa do Corinthians. Ou seja, apesar de não ter chegado sequer a decisão do Estadual, o Timão sofreu apenas 11 gols em 19 jogos do Paulistão. Foi a zaga menos vazada do torneio. Na Copa Libertadores o sistema defensivo teve desempenho ainda mais extraordinário. Foram míseros 4 gols em 14 partidas. É brincadeira??? Acho que é um recorde! Principalmente nesse novo formato do torneio Sul-Americano.

Mas desde quando o zagueiro se mandou para a Roma da Itália a equipe passou a sofrer mais gols. Da final contra o Boca Juniors (último jogo de Castán) para cá o time do Tite entrou em campo 14 vezes e sofreu 14 gols. É um número tão ruim assim? Claro que não! Mas também está longe de ter aqueles números tão bons de antes. E uma dúvida fica no ar: será que o ex-camisa 4 era o equilíbrio defensivo do sistema do Tite? Seria mera coincidência?

O curioso é que tecnicamente sempre gostei do futebol do Paulo André e do Wallace. O segundo inclusive faz muito bem às vezes de primeiro volante. Mas ainda assim, na minha visão, estão um pouco aquém do Castán e do próprio companheiro Chicão, que por sinal também tem seus méritos por liderar essa defesa desde o início de 2008, quando veio desacreditado do Figueirense.

Afinal, o corintiano tem mesmo motivos para sentir saudades de Leandro Castán ou é exagero??? Será que fará tanta falta assim para a disputa do Mundial do Japão?