Blog do Neto

Fator Luxemburgo

Neto

Zé Roberto e Luxa trabalharam juntos no Santos entre 2006 e 2007

Meus caros amigos, sei que muita gente anda meio cabreira com o Luxemburgo. Realmente ele tem que reciclar alguns conceitos de trabalhar no futebol. Andam ultrapassadíssimos. Uma coisa que contesto, por exemplo, é essa mania de querer ser manager dos times. Contratar e dispensar jogadores. Isso em algum momento entra em conflito com o serviço que ele de fato tem que executar com qualidade, que é aquele dentro de campo. Sobretudo nos treinamentos.

Agora não podemos contestar que muita gente gosta dele no meio. Ele atrai gente de nível para perto dele. O Zé Roberto talvez seja o caso mais recente disso. O veterano meio-campista teve 300 propostas de clubes brasileiros. Esteve para fechar acordo com o Santos em pelo menos duas oportunidades concretas. Mas ainda assim acertou com o Grêmio. E porque? Adivinhem! Por causa do bom relacionamento com o Luxa, é claro! E já vi isso acontecer em muitos outros casos.

Particularmente tive meus problemas com ele. Foi o próprio Luxemburgo que me mandou embora do Corinthians em 98. Mas ainda assim, mais tarde, compreendi seus motivos. Conversamos e nos acertamos. Ele é gente fina, acreditem! Aliás, pra mim continua sendo um baita profissional. Talvez ao lado do Muricy e do Tite sejam os melhores do País atualmente. Só tropeça às vezes no temperamento egocêntrico e nesses desmandos 'extra-campo'.  Mas manja muito de bola taticamente. Tenho certeza que os gaúchos ainda podem ganhar muito com ele.