Blog do Neto

Minha geração preferida

Neto

Meninos da Vila de 1978

No próximo sábado, dia 14, o Santos Futebol Clube comemora 100 anos de sua fundação. Uma história recheada de conquistas e glórias! E graças a Deus tive a oportunidade de fazer parte dela, já que vesti a camisa do clube em 1994. Confesso que longe do brilho que sonhava ter. Uma pena. Ainda assim tenho um respeito enorme por todos os craques que passaram por lá.

A maioria das pessoas coloca a turma do Pelé como imbatível. Até pela categoria do Rei e por tudo o que conquistaram nas décadas de 60 e 70. Os mais jovens estão na pilha de assistir o brilhantismo do Neymar e do Ganso. Por sinal, esse time do Muricy Ramalho é o melhor do País atualmente. Ao menos no quesito técnico. Ainda existiu a geração do Diego e do Robinho, que conquistou o Brasileirão de 2002 de forma surpreendente. Uma molecada realmente boa de bola e que encaixou um grande futebol.

Mas para mim, Neto, ninguém agradou mais que a primeira versão dos ''Meninos da Vila''. Aquele pessoal do final da década de 70, com João Paulo, Juary, Pita e Nilton Batata, encantou o público em geral. Até os torcedores rivais. Eu particularmente, que iniciava minha carreira de jogador na base do Guarani, me inspirava demais nesses caras. E vejam só como sou sortudo: ainda tive a oportunidade de jogar ao lado do Pita no São Paulo em 87 e do João Paulo em 89. Aliás o Papinha da Vila é injustiçado até hoje. Ao lado do Serginho Chulapa ele é o maior artilheiro do Peixe na Era 'Pós-Pelé' com 104 gols. Pouca gente lembra disso.

É claro que fatalmente eles serão ultrapassados pelo Neymar no número de gols (o atual camisa 11 tem 96). É óbvio também que as outras gerações foram mais vitoriosas no quesito títulos. Mas como opinião cada um tem a sua, meus preferidos nesse vasto arquivo de estrelas santistas são aqueles que foram campeões estaduais em 78. Ficarão para sempre na minha lembrança. Veja só um pouquinho dessa história: