Blog do Neto

Atmosfera de um dos maiores clássicos do planeta

Neto

Por Felipe Kieling
direto de Istambul, Turquia

Fala Neto, como vão as coisas aí no Brasil?

Estive em Istambul na véspera do clássico Fenerbahce x Galatassaray e pude sentir um pouco desta rivalidade, que é considerada uma das maiores do mundo. Apesar do Besiktas ser o clube mais antigo da Turquia, o negócio pega mesmo entre esses dois times. A cidade de Istambul é dividida pelo estreito de Bósforo, que separa o lado europeu do asiático. O Galatasaray fica no lado europeu e o Fenerbahce na parte asiática.

Existem muitas diferenças entre as duas maiores potências do futebol no País. O Fernerbahce, por exemplo, é mais do povão. Já o Galatasaray é considerado elitizado. Infelizmente nos clássicos as brigas são comuns. Em função disso o governo decidiu que as partidas são com torcida única.

Na cidade só se falava do duelo: placas, pessoas nas ruas, jornais, revistas e canais de TV. No hotel que eu fiquei tinha um funcionário de lá que me mostrou cheio de orgulho uma foto com o Alex. Aliás, fiquei impressionei em como ele é idolatrado por lá. Deu a sensação que o ex-meia de Coritiba, Palmeiras e Cruzeiro é como se fosse um Rei na Turquia. Tanto é que quando eu falava que era brasileiro, todo mundo já soltava: ''Alex, Alex, Alex…''.

Pelo lado do Galatasaray o grande destaque é o volante Felipe Melo. Aquele mesmo que pisou no holandês Robben na última Copa do Mundo. Lembram? Ele é ídolo também. Está fazendo uma boa temporada!

Pena que eu tive que voltar para Londres um dia antes do duelo e não pude assistir. Depois fiquei sabendo que terminou empatado em 2 a 2. Com direito a gol brasileiro do Alex para o Fenerbahce.Mas só de sentir a atmosfera desse clássico já deu para perceber o porquê dele sempre aparecer nas listas das maiores rivalidades do mundo. Inesquecível!