Blog do Neto

Os pequenos precisam de mais atenção e respeito

Neto

Palmeiras decepcionou e só empatou com Catanduvense

Todo início de temporada o papo é sempre o mesmo: ''Ah, os times grandes estão atrás fisicamente porque os pequenos já estão treinando há muito tempo''. Falem a verdade, isso podia funcionar em outras temporadas. Mas agora em 2012 a disparidade técnica tem sido tão grande que não tem jeito. As vitórias acontecem até com certa tranquilidade. São Paulo e Corinthians, por exemplo, venceram seus três primeiros confrontos do Paulistão e lideram com certa folga. O Santos tem tido uma dificuldade relativa porque está escalando os seus reservas. Já o Palmeiras é aquele negócio, né? Vem em uma draga danada pela má administração de sua diretoria e também da própria comissão técnica, que formou um elenco apenas razoável.

Dos menores, os melhores do futebol paulista são Ponte Preta e Linense. Mas mesmo assim sem condições de brigar em igualdade de condições com o quarteto. A realidade é que infelizmente esses times estão ficando cada vez mais jogados a Deus dará. Nenhum dirigente do futebol brasileiro dá a mínima moral para essas entidades, que, historicamente, sempre foram os maiores celeiros de craques.

Lá no Rio é praticamente a mesma coisa. Vasco e Fluminense largaram na frente e mostram um futebol de qualidade. Os reservas do Flamengo penam um pouquinho (como esse empate ridículo diante do Macaé) e o Botafogo vai se entrosando. Mas acho que a disparidade no estadual carioca é maior principalmente porque uma atitude tradicional deixou de ser tomada. Ou seja, as equipes grandes deixaram de emprestar alguns de seus jogadores (sobretudo aqueles reservas, pouco utilizados) para os pequenos. Isso enfraqueceu a disputa e pode inclusive prejudicar a preparação dos quatro para a sequência da temporada. Digo isso pela fraca competitividade.

E mais, os pequenos já não tem a mesma grana, muito menos condição técnica similar, aí a arbitragem arrebenta com os caras. Piada, vai! Teve um lance do Loco Abreu contra o Duque de Caxias que foi piada. O uruguaio ajeitou com a mão na bola e o homem do apito fingiu que não viu. Na cara dele! E no jogo do Corinthians? O zagueiro fez um gol de cabeça e o tal de Marcelo Rogério anulou o lance dando falta. Que absurdo! Nunca escondi meu carinho pelo Timão, mas dessa vez o cabeção do Milton Neves teve razão. Existiu um baita 'Apito Amigo'! Tem que acabar com isso.